segunda-feira, 15 de abril de 2024

A ALMEDINA CELEBRA O 25 DE ABRIL COM TRÊS CONVERSAS EM COIMBRA


 As Conversas Almedina são uma iniciativa de difusão cultural, organizada por Carlos Fiolhais, na Livraria Almedina Estádio de Coimbra, desde há mais de um ano. Por lá têm passado, em sessões informais, numerosas figuras nacionais como Lídia Jorge, João Luís Barreto Guimarães, Maria de Lurdes Rodrigues, David Justino, Álvaro Garrido, Manuel Antunes, José Jorge Letria, Carlos Vaz Marques, José António Saraiva, José Gardezaabal, Maria do Rosário Pedreira, Luís Quintais, etc.

Na semana que antecede o 25 de Abril haverá três apresentações em dias sucessivos, que servirão para celebrar aquela data:

1-  A 17 de Abril, 18 horas, o escritor Miguel Real, que verá o seu romance O Último Minuto na Vida de José Saramago ser apresentado por António José Borges, fará um panorama do romance pos-25 de Abril, onde obviamente entra Saramago.

2- A 18 de Abril, o editor Manuel Fonseca, da Guerra & Paz, verá o seu livro 25 de Abril. No Início Era o Verbo, em coautoria com o desenhador Nuno Saraiva,  ser apresentado por Carlos Fiolhais; o livro regista as frases do 25 de Abril, incluindo algumas de humor anarquista.

3- A 19 de Abril, o historiador francês Yves Léonard verá o seu livro Breve História do 25 de Abril ser apresentado por Cristina Robalo Cordeiro e por Carlos Fiolhais; a obra é um resumo por um observador independente da mudança que ocorreu em Portugal há 50 anos.

Combinando a literatura, a arte,  a história e a política, a Revolução Portuguesa  será assinalada na maior livraria da editora sedeada em Coimbra.

Convidam-se todos os interessados: a entrada é livre, havendo oportunidade de diálogo com os autores e apresentadores, para além de autógrafos das obras em causa

Para mais informações sobre estes eventos contactar a editora ( Bruno Mano <bmano@grupoalmedina.net> ) ou o organizador  (<cfiolhais@gmail.com>).

Sem comentários:

A NOVA LINGUAGEM DA EDUCAÇÃO E DA MEDICINA

Soube há poucos dias que não é só a linguagem educativa que tem perdido expressões que lhe são (ou eram) específicas, que lhe conferem (ou ...