segunda-feira, 8 de maio de 2023

CASABLANCA UM CLÁSSICO DO CINEMA


Naquela Casablanca, amanhada
e carpinteirada, em Hollywood, 
e de cara toda falsificada 
e habitada por gente sem virtude,

houve um americano sem ilusões,
um polícia cínico, mas porreiro,
um preto tocando lindas canções,
um checo muitíssimo cavalheiro,

um alemão mau como o caraças
e uma linda sueca casada
com o checo, mas fazendo negaças

ao americano, história terminada,
com final triste, porreiro, mas torto,
e com o nazi muitíssimo morto! 

Eugénio Lisboa

Sempre gostei, podendo, de pagar as minhas dívidas. Vi este filme, em Lourenço Marques, durante a II Guerra Mundial, no Scala, na sessão para a Censura, agachado entre duas filas, para o censor não me topar. Como o filme não foi reprovado, vi-o, depois, em matiné normal. E tenho-o-visto vezes sem conta, em casa, porque gosto do filme, gosto da Ingrid, gosto da Marselhesa e acho porreiros o Claude Rains, o Humphrey Bogart, o Paul Henreid e o cantor negro Dooley Wilson. E ninguém me tira da cabeça que ajudei a matar o nazi (Conrad Veidt). Estas coisas ficam connosco e as emoções que vivemos exigem gratidão. De aí, este soneto, em pagamento de uma dívida muito antiga.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os papagaios medievais adoram saias oblíquas e ancas tortas.

Anónimo disse...

Seria tão bom que alguns comentários fizessem algum sentido! Infelizmente há muitos patetas que julgam ter graça. O problema é que não têm graça e o que escrevem é uma desgraça. E ainda não aprenderam a ficar calados.

Anónimo disse...

Estão sempre a ralhar. Não se cansam?
Não vou largar este blogue porque gosto dele. Escusam de me empurrar.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...