domingo, 26 de fevereiro de 2023

ALGUMAS NOVIDADES DA GRADIVA

O Espelho Imaginário, Eduardo Lourenço

Eduardo Lourenço aborda a temática da pintura de prismas diversos e analisa a obra de alguns pintores bem conhecidos, onde se incluem Klee, Velázquez, Picasso ou Vieira da Silva. Além de artistas internacionais, são objecto da sua atenção artistas nacionais de décadas relativamente recentes.

Uma obra de elevada riqueza de análise, que ilustra bem porque é que Eduardo Lourenço é considerado um dos grandes pensadores portugueses. Uma edição publicada do âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de Eduardo Lourenço que decorrerão em 2023.

 "A Física de Partículas em Portugal - Origem e Desenvolvimento", de Gustavo Castelo-Branco, Margarida Nesbitt Rebelo, João Varela.

A adesão de Portugal ao CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas foi um marco na génese da Física de Partículas no nosso país. Os autores desta obra, cuja carreira profissional está ligada ao desenvolvimento da Física de Partículas, esclarecem, com base nas suas experiências pessoais, como se processou a evolução dessa área. Muito se cresceu: se há três ou quatro décadas pouco de falava de investigação científica em Portugal, hoje está longe de ser esse o caso.

Um livro que descreve as experiências dos autores no seu trabalho em Física de Partículas em Portugal desde a génese, mas que vai além disso: contribui com informação rigorosa para uma futura história desta disciplina.

A Teoria de Tudo, Stephen W. Hawking

Grande divulgador de ciência mas também cientista brilhante, Stephen Hawking acredita que os avanços da física teórica devem «poder ser compreendidos pelo grande público, e não apenas por alguns cientistas». Neste livro, propõe-nos a extraordinária aventura da descoberta do cosmos e do nosso lugar nele. Em sete lições, responde à curiosidade de todos aqueles que já olharam fascinados para o firmamento e se perguntaram o que há lá em cima e como foi lá parar.
 
"Introdução à Álgebra Linear", de Ana Paula Santana, João Filipe Queiró.

Pela mão de dois professores com amplos conhecimentos e experiência na área tratada, um livro pensado para servir de texto de apoio às disciplinas que tratam de Álgebra Linear em cursos de Engenharia, Economia, Ciências e Matemática. Com esse objectivo, a apresentação dos assuntos é feita de forma sistemática e rigorosa, mas modular, com conteúdos dirigidos especificamente aos alunos de cadeiras semestrais ou anuais das áreas referidas.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...