quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

CONFERÊNCIA DE NATAL DO RÓMULO: A MÚSICA E A CIÊNCIA

 Na próxima terça-feira, dia 14 de Dezembro o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra promove a Conferência de Natal 2021.

Pelas 17h, realiza-se uma sessão de homenagem a António Manuel Baptista (1924-2015), professor de Física da Academia Militar e grande divulgador da ciência. Serão oradores o físico Carlos Fiolhais e a filha do homenageado Cristina Ovídio. Vão ser apresentados dois pequenos filmes de programas de António Manuel Baptista, num deles dizendo um poema seu.

Às 18h realiza-se a conferência sobre "A Música e a Ciência" (com exemplos ilustrativos), por Rui Vieira Nery, musicólogo, professor da Universidade Nova de Lisboa e dirigente da Fundação Gulbenkian.

A sessão é presencial, aberta a todos os interessados, sendo obrigatório o uso de máscara, seguindo todas as indicações sanitárias em vigor.

Conferência Natal 2021.jpg

BIOGRAFIAS:
Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa em 1957, filho do guitarrista Raul Nery. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília e prosseguiu-os no Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Melina Rebelo (Piano), Constança Capdeville (Composição) e Macario Santiago Kastner (Musicologia e Interpretação de Música Antiga). É licenciado em História, pela Universidade de Lisboa (1980), e doutorado em Musicologia, pela Universidade do Texas (Austin) (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.  É autor de vasta bibliografia, entre a qual "Para uma história do fado". Recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (2002) e o Prémio Universidade de Coimbra (2018).

António Manuel Baptista nasceu em 1924 em Almeirim. Físico, professor, divulgador de ciência. Ensinou Física e Medicina Nuclear, dirigiu o Laboratório de Isótopos do Instituto Português de Oncologia, o Centro de Estudos de Medicina Nuclear do Instituto de Alta Cultura e o Centro de Medicina Nuclear do Instituto Nacional de Investigação Científica. Trabalhou no Medical Research Council e no Royal Cancer Hospital de Londres, e no Argonne National Laboratory dos Estados Unidos. Desenvolveu intensa atividade de divulgação de ciência, incluindo a apresentação de programas de rádio e de televisão. Galardoado com o Prémio Imprensa em 1969 e o Prémio Vídeo da Televisão em 1981. É autor de vários livros, alguns dos quais na Gradiva. Sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Física. Faleceu em Lisboa em junho de 2015.

Evento no Site

1 comentário:

Anónima disse...

Tenho pena que esta conferência não seja realizada também on line...

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...