segunda-feira, 19 de outubro de 2020

CIÊNCIA ÀS SEIS - 5ª TEMPORADA

 



O ciclo de divulgação de ciência “Ciência às Seis” regressa em modelo online. O novo ciclo de palestras destina-se ao público em geral que poderá assistir em sua casa. Esta iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Centro dirigido é coordenada pelo professor Carlos Fiolhais, professor de Física, com a participação de António Piedade, Bioquímico e Comunicador de Ciência. Todas as palestras terão o seu início pelas 18h00 e os links para poder assistir serão divulgados oportunamente aqui.

Esta é a quinta temporada deste ciclo “Ciência às Seis!” que já trouxe a Coimbra várias dezenas de notáveis cientistas e divulgadores de ciência portugueses, envolvendo activamente cerca de quatro mil espectadores.

Com a edição deste ano lectivo de 2020 / 2021, constituída por 13 palestras, pretende-se dar a conhecer aos interessados o estado actual do conhecimento científico e cultural em diversas áreas da ciência e da cultura  como a Matemática, a Astronomia, a Física,  a Biologia, a Geologia, a Engenharia, a Comunicação de Ciência, a História da Ciência, a Sociologia,  a Literatura e  a Arte, numa perspectiva interdisciplinar. É um convite a uma viagem pela diversidade do conhecimento científico.

De entre os palestrantes, convidados pelo RÓMULO, encontram-se cientistas reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua investigação científica, que são também destacados comunicadores da sua ciência.

Ao longo do ciclo, serão apresentados, numa linguagem acessível a todos, os desafios com que se deparam os cientistas das áreas atrás indicadas e destacados os contributos para o nosso dia-a-dia que resultam do avanço do conhecimento científico.  O papel da ciência na sociedade também será discutido, com particular ênfase sobre as pseudociências que inundam as redes sociais.

Indicamos a seguir a data de cada uma destas palestras, o título e nome do respectivo palestrante:


2020

- 12 de Outubro – “Lá se fazem, cá se pagam? Estórias de bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos…”,  por Célia Manaia, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

-  20 de Outubro – “Apresentações orais: boas e más práticas”, por Luís Adriano Oliveira do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

- 21 de Outubro – “História Global de Portugal”, por José Eduardo Franco, da Universidade Aberta e investigador do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, José Pedro Paiva, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Carlos Fiolhais, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Director do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra,

- 27 de Outubro – “Jornalistas, cientistas e factos alternativos”, por José Vítor Malheiros, Jornalista de Ciência.

-   3 de Novembro – “Química industrial: Baekeland e Carothers”, por Raquel Gonçalves-Maia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- 10 de Novembro – “Modelos: o seu lugar na relação Ciência e Arte”, por Olga Pombo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- 18 de Novembro – “Movimentos estudantis em Coimbra: entre 1969 e 1974”, por João Gouveia Monteiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Director da Biblioteca Geral da mesma Universidade, e Rui Bebiano, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais desta Universidade.

- 24 de Novembro – DIA DO RÒMULO - “Os Dinossauros de Carenque”, por António Galopim de Carvalho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – às 16 horas     

“Apanhados pelo vírus: factos e mitos na pandemia de COVID-19”, por David Marçal, Comunicador de Ciência- às 18 horas

- 15 de Dezembro – “ O prémio Nobel da Física 2020”, por Carlos Fiolhais, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra .

 

2021

 - 5 de Janeiro – “Sociologia das cidades”, por Carlos Fortuna, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.  

12 de Janeiro – “Ciência e banda desenhada” – por João Ramalho-Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

- 19 de Janeiro – “A ciência em Eçã de Queiroz”, por Helena Santana, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 


Sem comentários:

Do século das crianças ao século de instrumentalização das crianças

Muito em virtude do Movimento da Educação Nova, iniciado formalmente em finais de 1890 e, em especial, do trabalho de Ellen Key, o século XX...