terça-feira, 17 de março de 2015

OS BANQUEIROS VÃO NUS


Informação recebida da Gradiva:

Gradiva lança em Março
Os Banqueiros Vão Nus

·       O livro mais importante que saiu desta crise, segundo o Financial Times

O livro que a Gradiva irá lançar no final desta semana apresenta uma análise séria e facilmente compreensível sobre o que está mal na Banca.

Os Banqueiros Vão Nus -  O que está mal na banca e como o corrigir é um livro que contribui para perceber os contornos da última crise financeira internacional, cujos efeitos ainda não pararam de fazer-se sentir. De facto, os últimos anos mostraram-nos que os erros da Banca podem ter custos significativos para a economia.

A maior regulação do sector passou a estar na ordem do dia. No entanto, esta nem sempre ficou bem explicada. E constitui uma temática central neste livro. Num contexto em que muitos afirmam que um sistema bancário mais seguro implicaria o sacrifício de empréstimos e crescimento económico, os autores analisam esta afirmação e as histórias contadas por banqueiros, políticos e reguladores para fundamentarem a falta de reforma, concluindo pela sua inadequação.

Anat Admati e Martin Hellwig defendem que podemos ter um sistema bancário mais seguro e saudável sem sacrificar nenhum dos seus benefícios. Usando uma linguagem acessível, procuram envolver o público em geral no debate. As questões são apresentadas em termos simples e compreensíveis por todos.

Os Banqueiros Vão Nus -  O que está mal na banca e como o corrigir tem registado um forte reconhecimento internacional. A título de exemplo refira-se que foi considerado um dos melhores livros de Economia de 2013 pelo Financial Times em 2013 e um dos melhores livros de não ficção de 2013 pelo Wall Street Journal.

«O livro mais importante que saiu desta crise.»  
Martin Wolf, Financial Times

«Admati e Hellwig cortam a direito os disparates convenientes dos banqueiros.»
John Cochrane, Wall Street Journal

«Um livro novo e importante, intitulado Os Banqueiros Vão Nus, oferece aquilo que mais faltava à legislação Dodd-Frank: uma solução simples e elegante para o problema da estabilidade financeira. Preconizam que os bancos devem financiar-se com mais capital próprio e menos com dívida – ou, de forma mais simples, que os bancos devem arriscar mais com o seu próprio dinheiro e menos com o dos outros.»
 Christopher Matthews, Time.com

«Os Banqueiros Vão Nus é uma crítica impressionante à fragilidade dos bancos, com uma mensagem apelativa: se obrigarmos os bancos a terem maiores reservas de capital, podemos torná-los mais seguros sem precisarmos de pagar os custos em termos de taxas de juro, de diminuição do crédito ou de redução do crescimento económico.» –
 Peter Coy, Bloomberg Businessweek

SOBRE OS AUTORES

Anat Admati é professora de Finanças e Economia na Stanford’s Graduate School of Business. Tem assento no FDIC Systemic Resolution Advisory Committe e escreveu para o Financial Times, o Bloomberg News e o New York Times.

Martin Hellwig é director no Max Planck Institute for Research on Collective Goods. Foi o primeiro presidente da Advisory Scientific Committee do European Systemic Risk Board e vencedor ex-aequo do Prémio Max Planck para Investigação pelo seu trabalho sobre regulação financeira.

Os Banqueiros Vão Nus
Colecção: Trajectos
Março de 2015
ISBN: 978-989-616-632-8
508 pp.

€21,50 

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...