Meu texto no livro "Deus ainda tem futuro?" (coordenação de Anselmo Borges) que acaba de sair na Gradiva:
A 4 de Julho de 2012 era anunciado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genève, na Suíça, a descoberta de uma nova partícula, chamada “partícula de Higgs”, ou “bosão de Higgs”, a quem alguns chamam “partícula de Deus”.
A 4 de Julho de 2012 era anunciado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genève, na Suíça, a descoberta de uma nova partícula, chamada “partícula de Higgs”, ou “bosão de Higgs”, a quem alguns chamam “partícula de Deus”.
O nome “partícula de Deus” parece
inadequado a muita gente, a começar logo pelo físico escocês Peter Higgs, ateu
confesso, que, em Outubro de 2013, foi distinguido com o Prémio Nobel da
Física, pela sua proposta no ano de 1964 de uma partícula com as características
daquela que o CERN, quase meio século depois, haveria de identificar. O prémio
foi partilhado com o seu colega belga François Englert, que professa a religião
judaica (circunstância que o obrigou a manter-se largos anos escondido durante
a Segunda Guerra Mundial, quando ainda era um rapazinho). De facto, a
designação “partícula de Deus” apenas surgiu por uma decisão editorial.
Trata-se do título de um livro que se revelou um sucesso de vendas no mundo
anglo-saxónico, embora não tenha conhecido tradução em português. Os autores do
livro The God’s particle, saído em
1993, o físico norte-americano Leon Lederman e o escritor de divulgação
científica Dick Teresi, quiseram intitular a sua obra, que descrevia a ideia de
Higgs e de outros, The Goddamn particle
(“A partícula maldita”) com base nas dificuldades na sua detecção e foi o
editor norte-americano que propôs a alteração, logo aceite pelos autores, para The God Particle, “Partícula de Deus”
[1]. Como, a haver Deus, todas as partículas são d’Ele, será pouco defensável
baptizar assim uma partícula, singularizando-a como criação divina
relativamente a todas as outras... Mas o certo é que a palavra Deus tem efeitos
mediáticos e o nome pegou. Decerto que a partícula não teria sido tão badalada
se tivesse um outro nome.
Mas o que é afinal a partícula de
Higgs? Não é uma das partículas normais de matéria nem de energia. É uma
partícula associada a um campo (o campo descreve a presença de uma grandeza
física numa certa região do espaço), cuja existência foi postulada para
explicar por que razão as partículas de matéria e energia, que preenchem todo o
Universo, têm massas muito diferentes entre si.
Partículas de matéria, por ordem decrescente de massa, são os quarks, os
electrões e os neutrinos. Todas as coisas, em todo o vasto mundo, são feitas de
quarks, electrões e neutrinos. Os quarks formam os protões e os neutrões. Os
protões e os neutrões formam os núcleos atómicos. Os núcleos atómicos e os
electrões formam os átomos. Os átomos formam as moléculas, os cristais ou
sólidos e a chamada “matéria mole”, como
por exemplo um gel. E as partículas de energia são, pela mesma ordem
decrescente de massa, os bosões W e Z, os fotões, os gluões e os gravitões (na
verdade, só os primeiros, os bosões W e Z, intermediários da força nuclear
fraca, têm massa, pois todos os outros têm massa nula). As forças entre as
partículas de matéria devem-se à troca de partículas de energia: por exemplo, a
atracção eléctrica entre protões e electrões deve-se à troca de fotões. Sem o campo de Higgs e, portanto, sem a partícula de Higgs, que está associada às excitações desse campo, o conjunto
das partículas de matéria e de energia não poderiam ter a massa que têm,
permanecendo todas com a massa nula. O mundo seria, nesse caso, indiferenciado
e, por isso, informe: não teria havido a possibilidade de formação de
estruturas, ainda que simples, e não haveria no mundo a extraordinária
variedade de coisas que observamos.
As partículas de matéria e de
energia conhecidas estão organizadas hoje no quadro do chamado modelo-padrão da
física de partículas. Os físicos do CERN têm procurado responder à questão:
Estará o modelo-padrão certo? E estará ele completo? Se a primeira pergunta,
pelo menos até ver, tem sido respondida positivamente (a descoberta do Higgs é
uma excelente confirmação do modelo-padrão no sentido em que foi confirmada uma
peça que faltava nele), há, porém, boas razões para suspeitar que a resposta à
segunda pergunta é negativa. O modelo revela-se insatisfatório do ponto de
vista teórico e não consegue explicar alguns mistérios da astrofísica moderna
como os problemas da matéria negra e da energia escura. Note-se que o mecanismo
de criação de massa proposto por Higgs e seus colegas não passa de um mecanismo
matemático que, aparentemente, a Natureza concretizou conforme o modelo-padrão
descreve. Foi proposto quando ainda não se conheciam muitas partículas desse
modelo. Mas, ao revelar-se certa uma hipótese matemática, cumpriu-se mais uma
vez o dito do físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) contido no seu livro O Ensaiador de 1623: “O Livro da Natureza está escrito em
caracteres matemáticos.”
A partícula de Higgs e o eventual
quiproquo teológico à volta do nome
“partícula de Deus” (será que se está perante uma prova da existência de Deus?)
servem aqui de introdução para uma breve digressão sobre os elos entre a
ciência, a nossa investigação do mundo usando o método experimental e de raiz
matemática que Galileu introduziu, e Deus, ou, mais em geral, os fenómenos do
divino. Tanto a ciência como a religião são actividades humanas, que são completamente compatíveis, pelo menos a
avaliar após uma consulta às biografias de alguns dos maiores cientistas. Ao
longo da história, a maior parte dos maiores físicos acreditaram em Deus, para
resumir numa só palavra (e uma palavra com muita força!) a crença numa
realidade que transcende o “O Livro da Natureza” que a ciência indaga [2].
Apesar desse facto, o chamado
“caso Galileu”, o confronto entre o físico italiano e a Igreja Católica,
permaneceu como um paradigma de uma suposta oposição entre ciência e
religião. Embora a posição do tribunal
da Igreja seja hoje absolutamente reprovável, a história de Galileu que entrou
para as mitologias vulgares não está, de facto, muito bem contada. Galileu, um
homem de sólida formação católica, não era propriamente um inimigo da Igreja
romana. Tinha nela amigos ao mais alto nível. De resto, ele nunca perdeu a fé,
apesar das provações a que a Inquisição o submeteu, incluindo a obrigação de
abjuração. Para ele as coisas eram muito claras: Tinha conseguido conciliar na sua mente os
dois aspectos cuja relação aqui se pretende analisar – a ciência e a fé – de um
modo que ainda hoje é moderno e que os seus antagonistas da época não só não
compreenderam como não tentaram sequer compreender. Escreveu Galileu numa carta
à Duquesa Cristina de Lorena, da família dos Medici, em 1615, quase duas
décadas antes do seu julgamento [3]:
“Eu não me sinto obrigado a acreditar que o
mesmo Deus que nos dotou com os sentidos, razão e intelecto, pretenda que
renunciamos à sua utilização para nos dar por outros meios conhecimento que
podemos alcançar por eles.” (...) ”Gostaria de dizer aqui uma coisa que
se ouviu de um eclesiástico do grau mais eminente: ’A intenção do Espírito
Santo é ensinar-nos como se vai para o céu, e não como é o céu’ “.
O eclesiástico citado era o cardeal César Baronius (1538-1607),
bibliotecário do Vaticano. E, no entanto, como é sabido, Galileu foi condenado.
A questão era sobretudo de autoridade em matéria de religião. Se a Bíblia dizia
que o Sol se movia em volta da Terra quem se julgava Galileu para negar o que
estava escrito de modo no livro sagrado? Passados quatro séculos, a Igreja
reconheceu ao mais alto nível, embora usando palavras cuidadosamente
escolhidas, o seu erro. Declarou o papa João Paulo II (1920-2005) [4]:
“Graças à sua intuição de brilhante físico
brilhante e baseando-se em argumentos diferentes, Galileu, que praticamente
inventou o método experimental, entendeu que só o Sol poderia funcionar como o
centro do mundo, como era então conhecido, isto é, como um sistema planetário.
O erro dos teólogos da época, mantendo a centralidade da Terra, era pensar que
a nossa compreensão da estrutura do mundo físico era, de alguma forma, imposta
pelo sentido literal da Sagrada Escritura”.
O cardeal italiano Gianfranco
Ravasi, prefeito da Conselho Pontifício para a Cultura, afirmou mesmo
recentemente que, ainda mais do que Galileu, o cientista, tinha razão Galileu,
o teólogo, que tão claramente tinha conseguiu separar o céu da física do céu da
religião [5].
A posição de Galileu conciliadora
entre Deus e a ciência continuou com o seu grande sucessor, o inglês Isaac
Newton (1642 - 1727), que, professando a religião anglicana, não alimentava
quaisquer dúvidas sobre a existência de Deus (embora tivesse alimentado
dúvidas, que conservou secretas, sobre a existência da Santíssima Trindade,
professando assim a doutrina do unitarismo, o que não deixa de ser paradoxal
para um membro do Trinity Colege, o Colégio da Trindade, na Universidade de
Cambridge). Newton era um deísta: para ele era claro que a o mundo tinha sido
criado por Deus, que toda a Criação expressava o poder e a glória de Deus. Ele
acreditava mesmo que intervenções divinas ocorreriam no decurso da história do
Universo, não se restringindo por isso a acção de Deus ao momento da Criação,
dado que só uma intervenção dessa índole
poderia explicar a ausência de catástrofes cósmicas a que a Lei da
Gravitação Universal parecia conduzir. Este assunto do papel da providência
divina nos assuntos correntes do mundo físico foi o tema de uma polémica com um
seu contemporâneo alemão, o filósofo e matemático Gottfried Leibniz
(1646-1716), na qual os aspectos científicos e teológicos se misturavam de uma
maneira inextrincável, bem ao contrário do que acontece hoje. Certo é que o
determinismo newtoniano, que explicava a evolução dos planetas em torno do Sol,
triunfou nos séculos XVIII e XIX, em particular a meio deste último com a
descoberta do planeta Neptuno em 1846, realizada com um lápis, antes de se
olhar para o céu, apenas com base nos princípios matemáticos da teoria de
Newton.
A posição de Newton sobre o papel
de Deus pode ser sumariada nesta sua afirmação [6]:
“A gravidade explica os movimentos dos planetas,
mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas
as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.”
Ou nesta outra, sobre a matemática divina [7]:
“Deus criou tudo com conta, peso e medida.”
Uma curiosa relação entre a religião e ciência encontra-se numa célebre
frase de Newton - “Se consegui ver mais longe é porque estava aos ombros de
gigantes”, que geralmente é interpretada como querendo significar a sua
gratidão e homenagem a grandes figuras da ciência que o antecederam na
decifração do mundo através do estabelecimento de leis naturais. De facto, essa
frase é anterior a Newton, tendo aparecido na Idade Média
num contexto religioso. O monge Bernardo de Chartres (?- 1124?),
que foi chanceler da escola da famosa catedral francesa, terá dito, segundo
refere João de Salisbúria em 1159, que [8] “somos
como anões sobre os ombros de gigantes, de modo que conseguimos ver mais do que
eles, e ver coisas a uma distância maior, não em virtude de qualquer nitidez de
visão da nossa parte, ou qualquer distinção física, mas porque somos levados
alto e levantados pelo seu tamanho gigante.” Os coloridos vitrais da
catedral de Chartres mostram ainda hoje os evangelistas aos ombros dos
profetas, como metáfora da elevação do Novo Testamento sobre o Antigo. Mas
desconhece-se se Newton conhecia a frase de Bernardo de Chartres e a plagiou ou
se, como é mais provável, simplesmente se lembrou, desse modo elegante, de
enfatizar a continuidade histórica da ciência, um conceito que hoje temos como
óbvio.
Outros gigantes subiram para os
ombros de Galileu e Newton para poderem ver mais longe. A mecânica de Galileu e
Newton foi abalada logo nas vésperas do século XX, mais precisamente em 1900,
pela revolução quântica, iniciada pelo físico alemão Max Planck (1858-1947),
Prémio Nobel da Física em 1918 [9].
O físico alemão, na sua tentativa
para explicar o problema da radiação de um corpo negro (intensidade da radiação
dos vários comprimentos de onda da luz proveniente de um forno), viu-se
obrigado a postular a emissão e a absorção de energia em quantidades discretas,
os quanta. Na antiga mecânica, a
energia podia variar continuamente, ao passo que, na nova mecânica, a energia
não podia assumir qualquer valor.
Planck era uma pessoa extremamente
religiosa, naturalmente evangélica atendendo ao meio em que foi educado. Tal
como nos outros exemplos históricos referidos atrás o enquadramento social
revela-se determinante para a opção religiosa. De facto, Planck tem professores
de Teologia na sua ascendência. Escreveu ele, em 1944, no final da sua vida,
sobre a relação entre Deus e o mundo [10]:
“Toda a matéria origina e
existe apenas em virtude de uma força que leva a partícula de um átomo a vibrar
e mantém coeso este sistema solar muito diminuto do átomo. Devemos supor por
trás dessa força a existência de uma mente consciente e inteligente. Essa mente
é a matriz de toda a matéria.”
Trata-se de uma afirmação mais
ditada pela fé do que pela ciência. A sua fé não foi sequer abalada pelo
desaparecimento trágico de dois filhos, o primeiro em combate na Primeira
Guerra Mundial e o segundo na Segunda Guerra Mundial, fuzilado pela Gestapo por
ter participado num atentado ao Fuehrer.
O suíço, mais tarde naturalizado
norte-americano, embora tenha nascido na Alemanha, Albert Einstein (1879-1955)
levou mais longe a ideia de Planck ao sugerir em 1905 que a luz não só era
emitida e absorvida em quantidades discretas como existia em quantidades
discretas, em grãos de luz ou fotões (que integram hoje o modelo-padrão). Necessitou
dessa hipótese para explicar o efeito fotoeléctrico, hipótese que lhe valeu o
Prémio Nobel da Física de 1921. Tal efeito consiste no arranque de electrões de
uma placa metálica devido à incidência de luz suficientemente energética.
Adiante serão expostos e discutidos as muito peculiares concepções de Einstein
sobre Deus, que contrastam nitidamente com as de Galileu, Newton ou Planck, que
acreditavam num Deus pessoal, isto é, uma divindade como está representada no
Antigo Testamento que se relacionava directamente com os homens.
O físico dinamarquês Niels Bohr
(1885-1962) deu o passo seguinte, um passo decisivo para
compreender a constituição de toda a matéria, ao explicar os “saltos”
energéticos na emissão e absorção de luz: ela resultava simplesmente das
transições permitidas entre estados de energia dos electrões nos átomos. O
modelo atómico de Bohr, segundo o qual os átomos são constituídos por núcleos
no seu centro e por electrões ao redor deste, que data de 1913, valeu-lhe a
atribuição do Nobel da Física no ano logo a seguir ao do Nobel de Einstein.
Ficaram assim juntos nos anais dos prémios Nobel os dois maiores gigantes da
Física do século XX.
Bohr não era uma pessoa
religiosa, podendo ser considerado um ateu. Afirmou ele a propósito da religião
em 1922, citado por Heisenberg [11]:
“A ideia de um Deus pessoal é estranha para
mim... mas devemo-nos lembrar que a religião usa a língua de uma forma bastante
diferente da ciência ... [Ela] está mais intimamente ligada à linguagem da
poesia. É verdade que nos inclinamos a pensar que a ciência lida com
informações sobre factos objectivos e a poesia com sentimentos subjectivos.
Assim, podemos concluir que, se a religião, de facto, lidasse com verdades
objectivas, deveria adoptar os mesmos critérios de verdade que a ciência. Mas
eu acho a divisão do mundo num lado objectivo e noutro subjectivo demasiado
arbitrária. O facto de que as religiões através dos tempos terem falado por
imagens, parábolas e paradoxos significa simplesmente que não há outras formas
de compreender a realidade a que se referem. Mas isso não significa que esta
não seja uma realidade genuína. E dividir essa realidade em lados objectivo e
subjectivo não nos levará muito longe. É por isso que, no meu entender, os
desenvolvimentos em física nas últimas décadas que têm mostrado os problemas de
concepções como “objectivo " e "subjectivo" constituem uma
grande libertação do pensamento.”
Bohr era, além de físico, um
filósofo. Há até quem julgue que era mais filósofo do que físico. Há, no trecho citado, uma tentativa
filosófica de colocação da sua noção física de complementaridade dos aspectos
de onda e de partícula conhecidos então para descrever os fenómenos luminosos (a luz por um lado era uma onda que se
espalhava pelo espaço, mas, por outro lado, era detectada como fotões) num
contexto bastante mais vasto. Em 1924, a teoria quântica dava mais um salto
quando um físico francês de ascendência aristocrática, Louis de Broglie
(1892-1987), propôs que essa ideia da dualidade onda-corpúsculo já conhecida
para a luz passasse também a ser aplicada às partículas de matéria, como os
electrões (a ideia, logo aplaudida por Einstein, valeu a de Broglie o Nobel de 1929).
Vivendo num país de maioria católica, a França, também ele seguiu essa
religião, mostrando mais uma vez que a envolvência social e cultural é
determinante na manifestação individual do fenómeno religioso. Apesar de ter
integrado a Academia Pontifícia de Ciências,
não se alargou muito sobre
assuntos de religião. Num dos poucos excertos em que se refere a Deus,
escreveu em 1941 [12]:
"Mesmo supondo a mais
favorável das expectativas, que o amanhã sai do hoje de acordo com o jogo
implacável de um determinismo estrito, a previsão de eventos futuros nas suas
imensas densidade e complexidade vai infinitamente além de todos os esforços de
que a mente humana é capaz e só seria possível a uma inteligência infinitamente
superior à nossa. Portanto, mesmo que uma necessidade inexorável ligasse o
futuro ao presente, poder-se-ia dizer que o futuro é um segredo de Deus.”
Um marco essencial na evolução das ideias físicas foi a escrita de uma
equação matemática (Galileu tinha absoluta razão quanto à escrita matemática
das leis naturais!) do físico austríaco Erwin Schroedinger (1887-1961).
Foi ele que propôs, no ano de 1926, uma equação de onda, que lhe valeu o Nobel
de 1933 por permitir descrever a dinâmica dos electrões no átomo. Embora tendo
crescido e vivido num ambiente católico, Schroedinger foi obrigado a abandonar
o seu país de origem, refugiando-se na Irlanda durante os anos da Segunda
Guerra. Assumiu posições de ateísmo, um pouco na linha de Bohr, mas não deixou
por isso de reconhecer, tal como Bohr, a necessidade de realidades exteriores à
realidade material que é objecto do método da ciência, como revela este seu
escrito de 1954 [11]:
“Espanta-me muito a deficiência do quadro
científico do mundo real à nossa volta. Ele fornece um monte de informações
factuais, coloca toda a nossa experiência numa ordem magnificamente
consistente, mas não nos dá mais do que um medonho silêncio sobre as pessoas
que estão perto de nosso coração, que são o que realmente nos importa. Ele não
nos diz uma palavra a respeito do amargo e do doce, do vermelho e do azul, da
dor e do prazer físico, do belo e do feio, do bem e do mal, de Deus e da
eternidade. A ciência às vezes finge que responde a perguntas nestes domínios,
mas as respostas são muitas vezes tão idiotas que não estamos dispostos a
levá-las a sério.”
Schroedinger acabou por ser sepultado na sua terra natal. O padre
católico que deveria presidir à cerimónia fúnebre perdeu as hesitações que
tinha quanto à realização dessa cerimónia quando lhe foi comunicado que
Schroedinger, cuja vida pessoal não se regulava pelos cânones da moral cristã,
era membro da Academia Pontifícia das Ciências.
Um contemporâneo de Schroedinger e autor de uma mecânica de matrizes alternativa (e, ao mesmo tempo, complementar) à mecânica das ondas de Schroedinger foi o físico alemão Werner Heisenberg (1901-1976), o autor do famoso Princípio da Incerteza (1927) e o laureado com o Prémio Nobel em 1932 (de acordo com esse Princípio não se pode conhecer simultaneamente a posição e a velocidade de um electrão com precisões absolutas). Heisenberg era um cristão evangélico, tal como Planck. Tal como este também permaneceu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Escreveu sobre a conciliação, que tinha conseguido na sua mente, entre ciência e religião [13]:
Um contemporâneo de Schroedinger e autor de uma mecânica de matrizes alternativa (e, ao mesmo tempo, complementar) à mecânica das ondas de Schroedinger foi o físico alemão Werner Heisenberg (1901-1976), o autor do famoso Princípio da Incerteza (1927) e o laureado com o Prémio Nobel em 1932 (de acordo com esse Princípio não se pode conhecer simultaneamente a posição e a velocidade de um electrão com precisões absolutas). Heisenberg era um cristão evangélico, tal como Planck. Tal como este também permaneceu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Escreveu sobre a conciliação, que tinha conseguido na sua mente, entre ciência e religião [13]:
"Na história da ciência,
desde o famoso julgamento de Galileu, tem sido repetidamente afirmado que a
verdade científica não pode ser conciliada com uma interpretação religiosa do
mundo. Embora eu esteja hoje convencido de que a verdade científica é
inatacável no seu domínio próprio, nunca achei possível descartar simplesmente o
conteúdo do pensamento religioso como parte de uma fase ultrapassada na
consciência da humanidade, uma parte de que teríamos de desistir agora. Assim,
no decurso de minha vida, tenho sido repetidamente obrigado a reflectir sobre a
relação entre estas duas áreas do pensamento, uma vez que eu nunca consegui
duvidar da realidade daquilo para que as duas apontam.”
O problema da interpretação das
soluções matemáticas da mecânica das ondas e da mecânica das matrizes, dois
formalismos que no fundo são equivalentes, foi resolvido pelo físico alemão Max
Born (1882-1990), que forneceu em 1926 o significado da função de onda psi que
entrava na equação de Schroedinger, fazendo jus ao prémio Nobel que haveria de
receber em 1954. A sua ascendência judia pelo lado da mãe obrigou-o a emigrar
para Inglaterra nos difíceis anos da guerra que a meio do século passado
dilacerou a Europa. Born defendeu que as soluções da teoria quântica nos davam
apenas probabilidades de ocorrências, em vez de certezas, abalando assim o
determinismo que tinha sido herdado de Newton. Assim, não se podia conhecer a priori onde se localizaria o electrão
numa experiência de medida. Pior: nessa experiência haveria um papel do
observador sobre a coisa observada, que punha em causa as concepções
filosóficas mais realistas. Born não professou a religião judaica, mas antes se
converteu ao cristianismo evangélico por influência da sua esposa. Invocou o
nome de Deus para comentar a questão do
abalo que a teoria quântica causou sobre o determinismo14]:
“Se Deus fez o mundo como um mecanismo perfeito, Ele dotou-nos de uma
inteligência tão imperfeita que, para prever pequenas partes do mundo, não
precisamos de resolver numerosas equações diferenciais, bastando-nos para
sermos bem sucedidos nessa tarefa lançar dados”.
A interpretação probabilística da teoria
quântica acabou por ser acolhida pela maioria dos físicos. Está no coração da
chamada “interpretação de Copenhaga”, que Bohr proselitou. Mas isso não
significa que não tenha encontrado opositores, alguns dos quais permanecem ainda
na actualidade. Dois dos mais famosos foram, curiosamente, dois dos próprios
criadores da teoria quântica, Einstein e Schroedinger. Se o primeiro, apesar de
reconhecer o valor heurístico dessa teoria, acreditava que por detrás dela
deveria haver uma teoria mais fundamental, o segundo detestou a ligação da
probabilidade à sua função de onda, tendo até congeminado uma experiência
mental (o chamado “gato de Schroedinger”) para desafiar a concepção
probabilística.
Deus joga aos dados? Esta foi a pergunta a que
Einstein respondeu instintivamente de um modo negativo [15]. Segundo ele, Deus
não podia jogar aos dados num mundo que obedecia a leis matemáticas
deterministas, tendo-se envolvido a esse propósito numa polémica com Bohr, que
este viria a ganhar, pelo menos a avaliar pelo consenso que entretanto se
estabeleceu na comunidade científica. Esse embate entre Einstein e Bohr foi um
verdadeiro combate de titãs, que atingiu talvez o seu ponto alto na 5.ª Conferência
Solvay, realizada em Bruxelas em 1927, quando o ateu Bohr respondeu ao
panteísta Einstein que este não podia
dizer a Deus o que fazer! Einstein, ao afirmar que Deus não jogava aos dados, não
estava a usar a palavra Deus no sentido corrente, judaico-cristão, apesar de
ele próprio ter ascendência judaica (tendo abraçado a causa do sionismo), e de
ter aprendido em criança os rudimentos do catecismo cristão. O sábio que
explicou o efeito fotoeléctrico professava, de facto, uma religião muito
peculiar [16], da qual talvez era o único seguidor, inspirada no pensamento de Baruch ou Bento
Espinosa (1632-1677), o filósofo judeu heterodoxo (foi mesmo proscrito da
Sinagoga Portuguesa de Amesterdão). O rabi de Nova Iorque perguntou em 1929 a Einstein, por telegrama, se
ele acreditava em Deus Respondeu
Einstein [17]:
“Acredito no Deus de Espinosa, que se revela na ordem
harmoniosa de tudo o que existe no mundo
e não num Deus que se interesse pelo destino e pelos actos dos seres humanos.”
Ou, noutra ocasião [18]:
”Nós, seguidores de Espinosa,
vemos o nosso Deus na maravilhosa ordem e submissão às leis de tudo o que
existe e também na alma disso, tal como se revela nos seres humanos e nos
animais. Saber se a crença a um Deus pessoal deve ser contestada é uma outra
questão. Freud endossou essa visão no seu livro mais recente. Pessoalmente, eu
nunca empreenderia tal tarefa, pois essa crença me parece preferível à falta de
qualquer visão transcendental da vida. Pergunto-me se algum dia se poderá
entregar à maioria da humanidade, com sucesso, um meio mais sublime de
satisfazer as suas necessidades metafísicas”.
Basicamente
Einstein usava a palavra “Deus” para designar, de forma abreviada, o que
podemos chamar harmonia do mundo, a ordem do Universo que tão bem se expressa pelas equações que os
físicos descobrem. Perguntaram-lhe um
dia a Einstein se ele era uma pessoa
religiosa. Poder-se-ia pensar que a resposta fosse negativa, uma vez que ele
não era de forma nenhuma uma pessoa religiosa no sentido corrente do termo:
nunca tinha, por exemplo, entrado num templo para rezar. Mas, pelo contrário,
Einstein respondeu afirmativamente [19]:
“Sim, sou, pode dizer isso.
Tente penetrar, com os seus recursos limitados, nos segredos da Natureza, e
descobrirá que, por detrás de todas as concatenações discerníveis, resta algo
de subtil, intangível e inexplicável. A veneração dessa força, que está além de
tudo o que podemos compreender, é a minha religião. Nessa medida, sou realmente
religioso” .
Hoje é com base nas teorias de Planck, Einstein, Bohr, de Broglie, Schroedinger,
Heisenberg e Born que concebemos o Universo, propondo a partícula de Higgs que
a Natureza, interrogada nas experiências do CERN, veio finalmente a revelar.
Afinal no LHC, o grande acelerador do CERN onde foi descoberta a partícula de
Higgs, o que se faz é procurar saber como era o Universo no seu início, há
cerca de catorze mil milhões de anos, ao recriar em escala muito pequena do
espaço e do tempo as condições de matéria e energia que existiram no Universo
primitivo.
Os físicos contemporâneos, uns católicos, outros evangélicos, outros
judeus (há um número poder-se-ia dizer anormal de judeus na física!), outros
muçulmanos (menos), outros ainda ateus e agnósticos (uma tendência recente),
prosseguem hoje trabalhos com vistas a dar respostas a questões de física de
partículas e de astrofísica. Nenhum deles necessita de invocar Deus nas suas
descrições e explicações. Deus não se vê com nenhum acelerador, por mais
potente que este seja, nem com nenhum telescópio, por maior que seja a sua
ampliação. Por vezes usa-se a palavra Deus, como Lederman fez, apenas como uma
poderosa metáfora. Na linha de Galileu, os físicos, e em geral os cientistas,
pensam que uma coisa é a ciência - a interrogação do mundo natural usando um
certo método, que tantos e tão bons resultados tem fornecido – e outra é a
religião – a busca do transcendente, dos mistérios que estão muito para além
dos mistérios materiais. Ambas as actividades têm em comum o sujeito: o ser
humano que, nos dois casos, se interroga. E ambas lidam com mistérios, embora
de tipos diferentes. Mas fazem-no usando metodologias muito diversas e dando
origem a avanços muito diferenciados. Que essas metodologias podem ser
utilizadas pelo mesmo sujeito, embora obviamente não ao mesmo tempo, é
exemplificado pelo sacerdote católico belga George Lemaître (1894-1966), que
contribuiu para o desenvolvimento da teoria do Big Bang sem que isso
tivesse algo a ver com o livro do Genesis.
De acordo com essa teoria, o nosso Universo não é eterno para trás:
teve, como foi dito, um início. E, de então para cá, o espaço tem-se expandido
e arrefecido. Pode-se perguntar, com inteira legitimidade: O que existia no
início do Universo? O que havia antes de haver partículas de matéria e
partículas de energia no espaço-tempo? Será que existia Deus, como defendia
Santo Agostinho (354-430), fora do espaço e antes do tempo? Para muitos físicos
é necessário ainda, na senda do que pensavam Galileu e Newton, um Deus criador.
Acreditam num Deus que tudo possibilitou. Para outros bastam, a respeito do
mundo material, as respostas que a ciência consegue dar. E a melhor resposta
que a ciência pode dar neste momento às perguntas formuladas é que não se sabe
o que existia no momento do Big Bang e que provavelmente nunca se saberá
o que se passou antes, se é que se pode falar de antes, dada a prodigiosa
energia cósmica dessa época primordial e que terá apagado qualquer informação
anterior. De facto, pode dizer-se, ao procurar responder à pergunta sobre o
“antes do início”, que não faz sentido falar de um antes do momento inicial,
por não poder haver qualquer tempo antes do tempo. Apesar disso, muitos
astrofísicos acreditam num tempo antes do tempo do nosso Universo, cujo tempo
começou a contar no instante zero do Big Bang. É uma crença metafísica.
Talvez essa crença não possa passar da metafísica para a física se não houver
maneira científica de a provar. Seja como for, a história do Universo após o instante que
tomamos como inicial é uma sucessão de processos de auto-organização da matéria
e da energia no palco do espaço-tempo: primeiro apareceram as várias formas de
energia, possivelmente a partir de uma única forma primordial de energia (este
era o sonho de unificação final de Einstein e é ainda hoje o sonho de muitos
físicos); depois parte da energia transformou-se em matéria; e, a seguir, a
matéria, feita de partículas com massa diferente (et voilà: aí está para
que é preciso a partícula de Higgs!), foi-se agrupando por acção de forças
diversas, isto é, trocando partículas de energia distintas. Assim se foram
formado estruturas como protões e neutrões, os núcleos atómicos, os átomos, as
moléculas, etc. E, ao fim de um processo
muito demorado de evolução natural, cá estamos nós, seres humanos num pequeno planeta de uma estrela média, numa
galáxia vulgar, que não passa de um amontoado de estrelas entre inúmeros
outros, a interrogar-nos sobre as leis do mundo natural e as suas consequências
filosóficas. E também, pelo menos alguns de nós, a interrogar-se, num plano
indiscutivelmente distinto, sobre Deus e o divino.
BIBLIOGRAFIA:
[1] Leon Lederman and Dick Teresi, The Gods Particle, Nova
Iorque: Dell Publishing, 1993.
[2] Carlos
Fiolhais, Em Busca de Sentido : Ciência e Religião, in Secretariado Diocesano da Evangelização e
Catequese. Em busca de Sentido: Ateísmo e Crença na Construção da Pessoa que
Ama, Gráfica de Coimbra 2, 2011.
[3] Galileu
Galilei, Ciência e fé, S. Paulo, Editora UNESP, 1998, 2.ª edição, 2009.
[4] L'Osservatore Romano, nº. 44, 1264, 4
de Novembro de 1992.
[5] Gianfranco Ravasi, Breve História da Alma, Lisboa:
Dom Quixote, 2011.
[6] http://pt.wikiquote.org/wiki/Planeta (consultado em 1 de
Abril de 2014)
[7] http://en.wikiquote.org/wiki/Isaac_Newton (idem)
[9] Carlos
Fiolhais, Nova Física Divertida, Lisboa: Gradiva, 2007.
[10] http://en.wikiquote.org/wiki/Max_Planck (consultado em 1 de
Abril de 2014)
[11] Werner Heisenberg, Diálogos sobre Física
Atómica, Lisboa: Verbo, s.d.
[12] http://atheisme.free.fr/Citations/Avenir.htm (consultado em
1 de Abril de 2014)
[13] Erwin
Schroedinger, A Natureza e os Gregos, Lisboa: Edições 70, 1979.
[14] http://en.wikiquote.org/wiki/Max_Born (consultado em 1 de
Abril de 2014)
[15] Carlos Fiolhais, A Matemática e a Física do Azar, Revista Portuguesa de Psicanálise 29 [2]
(2009) 121-128.
[16] Carlos
Fiolhais, Einstein e a Religião, Estudos
do Instituto Justiça e Paz, 2005. (consultado em 1 de Abril de 2014)
[17] Alice Calaprice (coordenadora), The New Quotable Einstein,
Princeton: Princeton University Press, 2011, p.325
[18] http://www.einsteinandreligion.com/spinoza2.html (consultado
em 1 de Abril de 2014)
[19] http://en.wikiquote.org/wiki/Albert_Einstein
(idem)
2 comentários:
Li, CF, com muito interesse, o seu contributo para o livro de AB. Reparei que não tomou posição. Eu tomaria, juntando-me a Espinoza e Einstein: "Deus é O TUDO EXISTENTE DESDE SEMPRE E PARA SEMPRE, MANIFESTADO NA HARMONIA UNIVERSAL, onde portanto tudo se integra, nada nele entrando, nada saindo, mas tudo nele se transformando, indo do mesmo ao mesmo através do diverso." Aliás, essa transformação/integração na NATUREZA onde afinal nunca entrámos nem donde nunca saímos, será a nossa única possibilidade de eternidade, pois fazendo parte da eternidade universal.
Creio que nunca saberemos o que havia antes deste universo observável (não desconhecendo que o não observável é cerca de 95% dele!); mas tal realidade aponta para uma infinitude, logo uma eternidade do tudo o que existe; ora, sendo o TUDO infinito e eterno, é DEUS!
Custa-me aceitar que os teólogos e cientistas actuais não abjurem, de uma vez por todas, as teologias das religiões actualmente existentes à face da Terra, obviamente inventadas por mentores religiosos - podendo-se facilmente supor com ensejos de poder sobre o semelhante - tendo inventado ora deuses politeístas, ora monoteístas, mas todos
à imagem e semelhança do Homem. (Veja-se o caprichoso e sanguinolento Javé, o "amoroso" Pai de JC, mas que manda executar, e com morte de cruz, o seu suposto Filho, o violento Alá!)
Ainda mais me espanta que alguns cientistas, conhecedores da realidade que nos rodeia, do quarkz ao Universo, onde as distâncias se medem em milhares de milhões de anos-luz, não rejeitem categoricamente os deuses das religiões sejam monoteístas ou politeístas, deuses que, a um dado momento do tempo - O Pai e JC, há apenas 2 mil anos, quando o sapiens sapiens existe há mais de 50 mil, o Homo, há mais de 4 milhões, os dinossauros há 200 milhões, a vida na Terra, há c. de 3.500 milhões, etc... - se lembraram do Homem, tendo esse Deus cristão se lembrado de enviar o seu Filho para redimir o Homem dos seus pecados, etc. etc. (Veja-se o catecismo!). Absurdo, não acham? Totalmente absurdo! É a Fé a funcionar, mas Fé que só o deveria ser para os que ainda não possuem a Ciência e o Conhecimento - o que, infelizmente - é o grande grosso da humanidade. Quando toda a humanidade estiver da posse de tal Conhecimento, os deuses inventados pelo Homem esfumar-se-ão na espuma dos dias. O Deus que é o TUDO MANIFESTADO NA HARMONIA UNIVERSAL, será para sempre!
Permitam-me acrescentar uma frase de Carl Sagan, no seu livro "Um mundo infestado de demónios". Cito de cor: "Nenhum fenómeno dito paranormal resiste à aplicação do método científico da experimentação." Se o paranormal é o que está para além do normal, incluiria aqui o metafísico (para além do físico) e o sobrenatural (acima do natural) ou transcendente (que se coloca acima, que transcende o real). A todos os teólogos e crentes eu lanço o repto: "Apresentem-me uma única prova credível de que o transcendente existe e eu serei o mais crente do mundo!". No mesmo pé se situam os supostos milagres, tanto os narrados na Bíblia como os que têm levado, ao longo da História, tantos santos aos altares. Tudo falso! Como milagres ou fenómenos paranormais, está claro. Creio que todos os cientistas concordarão que os ditos milagres - estranhamente, sempre do foro médico?! - serão casos ainda não explicados cabalmente pela medicina, ignorando-se ainda muito das capacidades de auto-regeneração de muitos organismos vivos, onde, no caso dos humanos, a componente psicológica tem o seu papel importante.
Refira-se ainda que é facilmente contestável a dicotomia clássica "corpo e alma" para definir o ser humano. Depois das investigações em neurociência (Veja-se, por exemplo, António Damásio), chega-se à conclusão de que aquilo que chamamos alma, onde se encontram os sentimentos e emoções, inteligência e razão, é afinal o cérebro, bastando afectar-lhe um dos seus lóbulos para se perder a função que lhe é atribuída. Então, onde estará a nossa alma, onde o nosso espírito que não seja, afinal, matéria em neurónios e sinapses, aos milhões, no nosso cérebro?
Enviar um comentário