sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A FILANTROPIA DE PEDRO ABRUNHOSA

“Há épocas de tal corrupção que, durante elas, só o excesso de fanatismo pode, no meio  da imoralidade, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas” 

(Alexandre Herculano).

Pedro Abrunhosa virou filantropo com o dinheiro dos contribuintes ao defender o aumento dos ordenados dos deputados da Assembleia da República. 

Será que ele está disposto a doar parte dos  seus cachet’s para esse efeito? Ou será este o caminho em linha recta para ser contratado para os espectáculos comicieiros do Partido Socialista agora que se aproximam, a passos largos, as eleições autárquicas?

Perguntas que me obrigo a fazer numa altura em que Portugal atravessa uma grave crise financeira a ponto de “nuestros hermanos” estarem a pensar diminuir o número dos seus deputados bem menor quando comparado com os nossos deputados, medida que seria bem vinda para o nosso país pelas respectivas implicações económicas.

Será que ele, Abrunhosa, julgue que os vencimentos auferidos pelos deputados se reduzem à declaração feita para efeitos de pagamentos de impostos sem tomar em linha de conta prebendas com seja o restaurante gourmet da AR onde pagam por lautas refeições dez reis de mel coado? Ou o facto de serem subsidiados por morarem longe de Lisboa. Claro que se essa deslocação se fizer a pé, nem que sejam simples metros de distância, é um sacrifício que gasta solas devendo ser bem recompensados por os sapatos da moda custarem os olhos da cara. E isto para já não falar no facto, ao que se diz, da AR ser um mercado rendoso de trocas de influências e favores? Serão apenas as más línguas a falar? Mesmo que assim seja, com respaldo num ditado latino, “à mulher de César não basta ser honesta, tem que o parecer!”

Como é sabido, os artistas, por vezes, têm devaneios que a sua imaginação prodigiosa justifica. Pelo que deduzo, Abrunhosa com voz rouca de tanto gritar num mundo  de lamúrias por justiça social chegue ao exagero de pedir o aumento de deputados, uns tanto deles, que se não fosse a política estariam no desemprego aumentando os cerca de 8% (ou mais?) de desempregados, alguns licenciados outros doutorados, conquanto Leite Pinto, ministro da Educação do tempo do Estado Novo, ter dito haver duas maneiras de mentir: "Uma é não dizer a verdade, outra fazer estatística".

Por hipótese, concedamos que os deputados ganham pouco tendo, quando escolheram esta “profissão miseravelmente paga”, prescindido de ordenados chorudos acenados  de outras bandas. Então sim, o povo teria a obrigação de lhes dever eterna de gratidão pelo sacrifício devotado à causa pública!

Libertando-nos de situações meramente congemináveis, comunguemos do desânimo de Eça no século XIX.

“No meio de tudo isto que fazer? Portugal tem atravessado crises igualmente más, mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e caracter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não – pelo menos o Estado não tem - e os homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela Política. De sorte que esta crise me parece a pior – e sem cura”.

Resta-nos a ténue esperança que os raros  homens, de que nos falava Eça, se os há neste século, apareçam à luz do dia sacrificando-se pela Pátria, embora a palavra pátria tenha entrado no rol das palavras indesejáveis na tentativa de refazer a História de Portugal  de que dei conta num post, por mim publicado recentemente no “DRN” (28/09/2020), intitulado: “Texto de António Barreto para Meditação”. Meditemos, portanto, que a hora que o país atravessa assim o exige!

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...