quinta-feira, 1 de março de 2018

Objecto, Edifício, Cidade


É um livro muito bonito, como aliás todos os que saem na By the Book, aquele que acaba de ser apresentado na Faculdade de Arquitectura de Lisboa e já está disponível nas livrarias e na editora. Coordenado por Margarida Afonso, arquitecta, professora na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. A obra reúne trabalhos de investigação em arquitectura sobre o tema do subtítulo, "Propostas para habitar num planeta pequeno". O desafio é imperioso: como construir casas para albergar a população do mundo, em crescimento permanente? O livro, bilingue em português e inglês, dá exemplos de projectos na China, Bangladesh, Haiti, Brasil, Estados Unidos. México, Tailândia, Filipinas, Índia, Angola e Portugal (o texto sobre Portugal centra-se no centro histórico de Lisboa).

Pouco sabendo dessa arte-ciência que é a arquitectura, os livros de arquitectura como este fascinam-me pelos exemplos que proporcionam de imaginação na ocupação do espaço tridimensional. A construção de uma casa, um bairro ou uma cidade é sempre um desafio à imaginação do arquitecto, que está apenas confinada pela realidade física e onviamente pelas possibilidades financeiras dos donos da obra. Esta é uma volta ao mundo na arquitectura de hoje, que nos oferece uma ideia do modo como se vai viver no futuro.

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...