sábado, 19 de setembro de 2015

O MUSEU DA CIÊNCIA DE COIMBRA EM NOVA IORQUE


Informação recebida do Museu da Ciência de Coimbra:

 "Kongo: Power and Majesty" é o nome da exposição do Metropolitan Museum of Art que abriu ao público no dia 18 de setembro de 2015. O Museu da Ciência contribui com cinco objetos da coleção de antropologia, a dizer: - uma escultura de maternidade, Phemba - uma capa ou romeira de prestígio, Nkutu - uma trompa, Punji - uma dupla sineta, Kunda - um cesto de prestígio
 Juntamente com objetos do Museu Nacional de Arte Antiga, Torre do Tombo, Museu Nacional de Etnologia e da Sociedade de Geografia de Lisboa entre outros Museus europeus de Londres, Paris, Bruxelas, Copenhaga, Estugarda, Roma e Florença.

 Na região do Congo - parte da República do Congo, República Democrática do Congo e norte de Angola - estabeleceu-se o povo Kongo desde o século VII. O navegador português Diogo Cão, atingiu o estuário do Rio Congo nas missões de descoberta do Rei D. João II em 1483. A abundância de recursos naturais nesta região levou a um interesse crescente entre os europeus que efectuavam trocas obtendo criações artísticas excepcionais realizadas pelos Kongo, que passaram a integrar as colecções reais.

Esta exposição é um tributo às contribuições dos artistas do Congo face ao controlo e poder das instâncias coloniais da época. A exposição estará aberta ao público até ao dia 3 de janeiro de 2016. Se passar por Nova Iorque não perca!

1 comentário:

Primitiva ignorante disse...

Nada que um wonderbra não resolva.

"O PODER DA LITERATURA". UMA HISTÓRIA, UM LIVRO

Talvez haja quem se recorde de, nos anos oitenta do passado século, certa professora, chamada Maria do Carmo Vieira, e os seus alunos do 11....