quarta-feira, 9 de abril de 2008

Física em acção



Este vídeo é uma excelente explicação visual da segunda lei de Newton, o princípio fundamental da mecânica, especialmente espectacular no que diz respeito à componente angular. Por impacto do trenó nas canelas - muito abaixo do seu centro de massa -, o locutor adquire uma aceleração linear e também uma aceleração angular que o faz dar um espantoso mortal, felizmente sem quaisquer consequências. Podemos apenas imaginar que o 360º se poderia ter transformado num duplo mortal se Rob Leth da Global News se tivesse «encolhido», diminuindo o momento de inércia (que depende da distribuição da massa).

1 comentário:

Anónimo disse...

São 270º, não 360º.

E quanto a acelerações, há uma horizontal curta durante o impulso (só no choque), há a aceleração angular óbvia, e há a da gravidade sem oposição (vertical e linear, queda livre) para além dos efeitos de atrito do ar, que são sempre opostos ao movimento e de grandeza linear com a velocidade.

dc

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...