domingo, 27 de março de 2022

Ciclo Ciência às Seis (on-line): "Dos estomas ao clima: árvores e florestas nos ciclos da água e do carbono"

 

 

Na próxima terça-feira, dia 29 de Março às 18h realiza-se via plataforma Zoom, a palestra intitulada "Dos estomas ao clima: árvores e florestas nos ciclos da água e do carbono" com Catarina Moura do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e moderação de Carlos Fiolhais. 

 Sessão inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição. 

ou ID da reunião: 846 2276 7649 17 

Resumo da Palestra: 

 As alterações climáticas constituem hoje um dos maiores desafios da Humanidade. Sabemos que se devem ao aumento de emissões de gases de efeito de estufa, designadamente o dióxido de carbono. As plantas são capazes, graças à fotossíntese, de absorver dióxido de carbono produzindo oxigénio. Que papel têm as árvores e os seus grandes agrupamentos que são as florestas no ciclo da água e do carbono que estão na base do clima? Que prejuízo causa a deflorestação? Que papel no clima poderá ter uma florestação intensiva? 

 Breve biografia da Oradora: 

 Catarina Moura, doutorada pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, passando depois por UC-Berkeley (Califórnia), pelo Instituto Max Planck de Biogeoquímica em Jena, na Alemanha, e com actividade em Portugal, em Lisboa e em Coimbra, tem se dedicado às alterações climáticas e biogeoquímica em ecossistemas terrestres e florestais, incluindo os montados do sul de Portugal. Actualmente investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e associada à Cátedra UNESCO para a Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, tem um grande interesse pela comunicação de ciência, educação e aproximação da academia à sociedade e ao público escolar, participando em várias acções de divulgação e formação sobre os temas da biodiversidade, acção climática e sustentabilidade."

 Vídeos de sessões anteriores do ciclo estão disponíveis no Canal YouTube 

 RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
 Departamento de Física da FCTUC Rua Larga 3004-516 Coimbra 
 Telefone: 239 410 699 E-mail Geral: ccvromulocarvalho@gmail.com 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma que pensa que a humanidade foi criada para velar pelo Universo. Há muita humanidade tonta, parva.
oliveira

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...