quinta-feira, 17 de março de 2022

"És capaz de parar de ler esse livro idiota?"

A evolução da "narrativa" da dita Educação do século XXI/do futuro e das medidas "pedagógicas" que dela decorrem, cuja implantação em diversos países é bem observável, transporta-nos, inevitavelmente, para uma certa ficção disruptiva saída da pena de diversos escritores. Ficção que, note-se, construiriam, com imaginação, a partir da realidade e do que ela lhes sugeria.

Isaac Asimov foi um desses perspicazes escritores. Escreveu, designadamente, sobre os contestáveis fins da educação (formal) e os estranhos modos de o concretizar. Num conto saído em 1957 com o título A profissão – o primeiro no alinhamento da obra Nove amanhãs – faz, além do mais, uma brilhante abordagem sobre o lugar do livro e da leitura, do estudo individual, sempre difícil, demorado e caro, na aprendizagem para... se aprender mais! E que sentido tem aprender-se mais? Hábito, necessidade... faculdade de criação... são razões que perpassam no conto. Mas quem as percebe?

(…) gritou para Omani: És capaz de parar de ler esse livro idiota? 
Omani virou a página e leu ainda algumas palavras, depois levantou a cabeça (...) e disse: O quê? O que é que tu ganhas em ler esse livro? – Avançou e bufou. 
– Mais electrónica – E arrancou-o das mãos de Omani.
Omani levantou-se devagar e apanhou o livro. Endireitou uma página amarrotada sem visível rancor. 
– Chama-lhe satisfação da curiosidade – disse – aprendo alguma coisa hoje, talvez um pouco mais amanhã. De certa forma é uma vitória. 
– Uma vitória. Que espécie de vitória? É isso que te satisfaz na vida? Chegares a saber o suficiente para seres um quarto de engenheiro electrónico registado quando já tiveres 65 anos? 
– Talvez quando tiver 35.
– E nessa altura quem é que te quererá? Quem é que te vai usar? Para onde é que vais? 
– Ninguém. Ninguém. Para lado nenhum. Ficarei aqui a ler outros livros. 
– E isso satisfaz-te? Diz-me! Tu arrastaste-me para a aula. Fizeste-me ler e memorizar, também. Para quê? Nada disso me satisfaz.
– O que é que ganhas em negar-te a satisfação?
– O que te estou dizendo é que desisto desta farsa. Vou fazer o que sempre planeei fazer desde o início, antes de me teres convencido com tua conversa mansa (…)".

3 comentários:

Anónimo disse...

A Educação do século XXI destina-se, sobretudo, às massas. As massas de hoje, e de sempre, satisfazem-se plenamente com "panem et circenses". Assim, por exemplo, nas escolas secundárias, os professores não estão autorizados a lecionar matérias cuja compreensão exija estudo e trabalho por parte dos alunos. Em Portugal, o objetivo é chegarmos à terceira década do século XXI com a geração mais bem qualificada academicamente de sempre, em termos de quantidade. Os altos estudos, onde os livros continuarão a ter um papel crucial, estarão reservados para chineses, judeus e outros que ainda gostam de usar a cabeça para pensar.

Carlos Ricardo Soares disse...

Quem está no terreno há muitos anos, desde o ante-xerox até ao pós-windows, passando pelo digital, se a memória não falhar, e tiver interesse nisso, pode dizer que o ensino e a escola, em geral, deixou de ser dos professores.
Os professores que tiveram a oportunidade de o perceber foram poupados a uma angustiante batalha contra gigantes, que outros tomaram por moinhos de vento.
O problema coloca-se de modo simples: o professor, na acepção clássica de profissional do ensino, especializado numa disciplina, a quem compete ensinar e discutir e questionar as matérias com os alunos, para depois os avaliar em função desse processo vivo, interactivo e crítico, acabou de ser banido e não é mais figura grada.
Só não percebe a mensagem, vinda de cima, quem teima em acreditar que ser professor é exercer um múnus cultural e educacional baseado na sua competência e autonomia científica e pedagógica. Foi assim que o professor do século XX aprendeu a ver, a representar e a desempenhar o seu papel, nunca lhe passando pela cabeça que um professor, por exemplo, fosse um mero dispensador de fichas de perguntas ou actividades sobre temas e respectivas propostas de solução, ou de resposta, preferencialmente, ou mesmo obrigatoriamente, produzidas por entidades heterónomas, essas sim, especializadas e exclusivamente credenciadas para o efeito.
Mas é isto que se pretende, que o professor não tenha qualquer intervenção científica no processo, que já nem pode designar-se de ensino-aprendizagem. Pretende-se evitar, senão impedir, que o professor seja algo mais do que um funcionário do ensino pré-formatado, tipo "fast-food", que nem precisa de saber nada sobre aquilo que está a "ensinar".
E isto, sob a bandeira e o pretexto, a meu ver perverso, de que é para aliviar o trabalho do professor e dispensar os alunos da seca de o ouvirem e aturarem.
Na pior das hipóteses, podemos pensar que o professor caiu num descrédito total, ou seja, nada do que ele possa dizer aos alunos merece a garantia, ou sequer o benefício da dúvida, de que não são disparates. E se os alunos (esses sim, instruídos) o disserem ao director da escola, este, prontamente, e sem indagações, acreditará.
Chegamos ao ponto em que a escola se tornou o lugar em que o ensino e a aprendizagem são a parte menos relevante da sua função institucional, não obstante se continuar a perseguir os professores, e mais ninguém, pelos resultados menos bons dos alunos.

Anónimo disse...

Admito que possa haver alguém que não abarque o sentido profundo e trágico das suas palavras. Pode ser um político profissional, um limpa-chaminés, um engraxador de rua, um palhaço de circo, um especialista em educação, um educador de infância... mas, um professor, não!

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...