domingo, 27 de março de 2022

A TERRA E NÓS

Texto de Jorge Paiva, Biólogo na Universidade de Coimbra, a propósito da entrevista que a seguir se identifica e publicado no mesmo jornal.


Todos os alunos do ensino secundário deviam ler a extraordinária entrevista feita ao geólogo Andrew Knoll (Público 20.03.2022, pág. 24-25), muito elucidativa sobre a vida na Terra, a acção nefasta da nossa espécie e alerta para o desastre para que caminhamos se os políticos continuarem a defender apenas interesses partidários, financeiros e bélicos, de que a invasão à Ucrânia é um exemplo. 

Todos os políticos deviam ler esta esclarecedora entrevista, mas poucos lêem jornais (preferem ver e aparecerem nas televisões). Mas, quando os lêem, apenas lêem as entrevista a políticos e artigos escritos por políticos, para terem assuntos para arguirem, que é o que eles gostam de fazer.

Basta vermos os debates televisivos entre eles e assistirmos às sessões da Assembleia da República, para vermos como eles passam o tempo a vociferarem unes contra os outros, em vez de tentarem procurar soluções para melhorarem as condições de vida das populações. 
 
Jorge Paiva.
Coimbra

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...