quinta-feira, 3 de março de 2022

DOIS PENSAMENTOS SOBRE A GUERRA

 Recebido de Eugénio Lisbo

 

É PROIBIDO MATAR; PORTANTO, TODOS OS ASSASSINOS SÃO PUNIDOS, A NÃO SER QUE MATEM EM GRANDES NÚMEROS E AO SOM DE TROMBETAS.

VOLTAIRE

 

EU NÃO SEI COM QUE ARMAS SE LUTARÁ NA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL, MAS SEI QUE NA QUARTA GUERRA MUNDIAL SE LUTARÁ COM PAUS E PEDRAS.

ALBERT EINSTEIN

 

NOTA: O pensamento de Einstein vem muito a propósito, agora que Putin avisou que tem a sua força nuclear preparada para entrar em cena. O grande físico ensina-nos o que nos espera a seguir: vestir-nos emos com peles de animais, caçaremos e mataremos com paus e pedras e dormiremos ou ao ar livre ou em grutas.

1 comentário:

Carlos Ricardo Soares disse...

Devia ser proibido mandar fazer guerra, mandar matar. Devia ser mais proibido do que matar. E mais condenável e mais inadmissível. Temos assistido a guerras que são impiedosas e desumanas máquinas de trituração às ordens de oligarcas de toda a espécie, detentores de faustosos e imerecidos privilégios, numa posição blindada às explosões e aos estilhaços, a que assistem com estrondoso prazer, entre caviar e champanhe, e imensa droga, pondo e dispondo da estratosfera em que se encapsulam, pela simples razão de não terem poder bastante para mais nada. Não temos assistido, nos últimos tempos, a revoltas de escravos, ou da plebe, do povo ou do proletariado... As revoluções já não são o que eram. Assistimos ao deboche e ao sadismo da guerra como violência exercida por criminosos a quem falta o que não conseguem obter pela violência e que, por isso mesmo, são os mais execráveis e miseráveis demónios em cujas mãos o progresso e o desenvolvimento, de tempos a tempos, não conseguem evitar cair. Isto vem a propósito de eu ter pensado na causa das guerras, ontem e hoje. Amanhã ver-se-á.

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...