quarta-feira, 2 de março de 2022

CIENTISTAS E ENGENHEIROS NASCIDOS NA UCRÂNIA


 O Ângelo lembrou aqui neste blogue alguns nomes das letras ligados à Ucrânia. Deixo uma lista seleccionada de grandes cientistas ucranianos. É natural que conheça melhor os físicos, matemáticos e engenheiros aeronáuticos. Destaco o contributo dado pelos ucranianos à aviação e à astronáutica. E destaco também o facto de haver alguns Nobel, embora em geral com nacionalidade de outro país por terem emigrado (na foto a ucraniana 
Maryna Viazovska, professora de Matemática em Lausanne, na Suíça).

 Mikhail Ostrogradsky (1801—1862), matemático nascido na Ucrânia, que foi um dos maiores da Rússia Imperial : foi o primeiro a provar, no cálculo vectorial, o teorema da divergência que é chamado teorema de Gaussl, teorema de Ostrogradsky ou de Ostrogradsky-Gauss: o integral da divergência de um campo vectorial num volume é igual ao integral do fluxo nesse campo na superfície.

Ilya Mechnikov (1845—1916), zoólogo, recebeu, com Paul Ehrlich, o Prémio Nobel da Medicina de 1908 pelos seus trabalhos sobre imunidade, um assunto hoje tão em voga por causa da COVID.

Georgy Voronoy (1868—1908), matemático que criu od diagramas de Voronoi úteis em muitas áreas e esteticamente muito atraentes.

Selman Waksman (1888-1972) microbiólogo que emigrou para os EUA. Ganhou o Nobel da Medicina por ter descoberto um antibiótico eficaz contra a tuberculose, a estreptomicina.

Igor Sikorsky (1889—1972), pioneiro da aviação, em particular dos helicópteros. ERmigrou para os EUA em 1919. Um dos helicópteros mais fabricados, a partir dos anos 40, foi o Sikorski R-4.

Yuri Kondratyuk (1897—1942), matemático e engenheiro que desenvolveu, muito antes da ida à Lua, o conceito de “Lunar Orbit Rendezvous”.

Theodosius Dobzhansky (1900—1975), geneticista e biólogo da evolução. Emigrou para os EUA. Foi ele que disse que “sem a teoria da evolução nada na biologia faz sentido.”

Georges Gamow (1904-1968), físico e divulgador de ciência nascido em Odessa que emigrou para os EUA. Esteve ligado à teoria do Big Bang e é autor dos famosos livros do Mr. Tompkins.  Ganhou o prémio Kalinga da UNESCO para a divulgação da ciência.

Oleg Antonov (1906—1984), aircraft designer de aviões e primeiro Presidente  da Antonov – uma famosa companhia de aviação da Ucrânia.  A União Soviética construiu vários aviões Antonov, alguns deles para grandes cargas.

Sergei Korolyov (1907—1966), um dos maiores engenheiros astronáuticos, tendo sido o autor do programa espacial soviético. Esteve ligados às naves e foguetões Voskhod, Vostok e Soyuz. A sua morte aos 59 anos terá impossibilitado que os soviéticos tenham sido os primeiros a chegar à Lua.

Arkhip Lyulka (1908—1984), engenheiro de motores a jacto que emigrou para os EUA. Esteve ligado aos foguetões Saturno da NASA. 

Nikolay Bogolyubov (1909—1992), um dos maiores físicos teóricos do século XX , com contribuições para a teoria de campos, para a física estatística. E para a teoroia de sistemas dinâmicos. Recebeu alguns dos maiores prémios de Física, como a medalha Planck e o prémio Dirac.

Georges Charpak (1924-2010). Físico experimental, nascido onde hoje é Ucrânia mas era Polónia,  com carreira em França e na Suíça que é doutor honoris causa por Coimbra (onde o conheci, era amigo do físico Armando Policarpo). Recebeu o Nobel da Física em 1992. Com carreira em França e na Suíça, construiu detectores para o CERN  e concebeu o programa «Mãos na Massa» para popularizar a ciência nas crianças.

Roal Hoffmann (1937), químico e poeta americano nascido numa região que hoje é ucraniana mas já foi polaca. Recebeu o Nobel da Química em 1981, pela sua teoria das reacções químicas. É amigo do químico português e prosélito da ópera e da fotografia  Jorge Calado.

Vladimir Drinfeld (1954), matemático que ganhou a medalha Fields em 1990. Emigrou para os EUA sendo hoje professor em Chicago.

Maryna Viazovska (1984), jovem matemática que resolveu problemas notáveis de empacotamento de esferas. Ensina na escola Politécnica de Lausanne, na Suíça.

Não me esqueci que o Trofim Lyssenko nasceu na Ucrânia. Mas era pseudo-cientista e não cientista!

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...