terça-feira, 6 de julho de 2021

REVOGAÇÃO DE PROGRAMAS E METAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO EM PORTUGAL. FICAM AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

Um despacho publicado hoje (acima identificado) revoga "os documentos curriculares relativos às disciplinas do ensino básico e do ensino secundário com aprendizagens essenciais definidas".

As razões da mudança curricular apontadas pela tutela são as seguintes (os sublinhados são meus):

a) Análise nacional e internacional do currículo, de que resultou a constatação da ausência, entretanto colmatada pelo Perfil dos Alunos, de um referencial normativo que explicite o que se pretende que os jovens alcancem no final da escolaridade obrigatória. Verificou -se também a coexistência de documentos orientadores desajustados entre si como reflexo de diferentes momentos de conceção e produção, com sobreposição de programas, metas, orientações de diferentes décadas em diferentes disciplinas, impedindo abordagens interdisciplinares coerentes e articuladas com base naqueles documentos; 

b) Um inquérito dirigido a todos os professores, entre o final de 2015 e o início de 2016, com taxa de resposta significativa em praticamente todas as disciplinas, sobre a perceção destes profissionais relativamente ao estado do currículo. Deste inquérito, cujos resultados foram apresentados publicamente em abril de 2016, resultou uma apreciação global de que a extensão dos documentos orientadores se revelava problemática por não haver tempo para a diversificação de metodologias, consolidação das aprendizagens, diferenciação pedagógica ou articulação interdisciplinar;

c) A realização de um congresso internacional, em abril de 2016, sobre o currículo, tendo sido convidadas como intervenientes todas as associações profissionais, as quais tiveram oportunidade de apresentar a sua visão sobre o contributo das diferentes áreas para o desenvolvimento de diferentes domínios e competências, bem como sobre a relação entre as mesmas.

Os "referenciais curriculares" são, agora, unicamente as Aprendizagens Essenciais que se diz terem sido

"sujeitas a uma avaliação no subprojeto Curriculum Content Mapping, no âmbito do projeto Future of Education and Skills 2030, da OCDE.

Não pode ser mais claro o alinhamento da educação escolar de Portugal pelas "políticas globais" ditadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

Importa qua a maior parte da população se mantenha em consentimento cognitivo porque só assim o capitalismo medra. Que raio de governo que se diz socialista!

Anónimo disse...

Plenamente de acordo Rui Ferreira!
Pior: tem muitos acólitos entre os docentes!

Do século das crianças ao século de instrumentalização das crianças

Muito em virtude do Movimento da Educação Nova, iniciado formalmente em finais de 1890 e, em especial, do trabalho de Ellen Key, o século XX...