sábado, 12 de junho de 2021

Portugal no seu melhor

Uma  excelente iniciativa de João Gouveia Monteiro (BGUC):

Durante o mês de maio, no âmbito do projeto Portugal no seu Melhor, a comunidade UC foi chamada a escolher cinco figuras portuguesas muito relevantes no panorama da ciência, da cultura e das artes. Após contabilizadas as várias centenas de votos recebidos, a BGUC identificou as 10 personagens "eleitas":

 

  1. Fernando Pessoa
  2. Luís de Camões 
  3. Pedro Nunes
  4. Egas Moniz
  5. José Saramago
  6. Sophia de Mello Breyner 
  7. Eça de Queirós
  8. Amália Rodrigues
  9. Siza Vieira
  10. Padre António Vieira 

 No seguimento deste exercício, a BGUC está a organizar um ciclo de tertúlias totalmente online (através da plataforma Zoom). Cada sessão será dedicada a uma das 10 figuras mais votadas. Este ciclo, que nesta 1.ª fase se compõe de quatro tertúlias, terá continuidade no arranque do próximo ano letivo. A participação nesta primeira ronda terá um custo associado de 10 €, que reverterão a favor das atividades culturais da Liga dos Amigos da BGUC.

Os interessados poderão inscrever-se através deste formuláriohttps://forms.gle/GQQJpdeLdNEjK4wn9  

Em anexo, remeto o cartaz do evento, caso queiram ajudar na respetiva divulgação. A 1.ª sessão realizou-se na terça-feira, dia 8 de junho, às 18h00, por Zoom. 

Em julho (talvez no dia 10, mas a confirmar) terá ainda lugar uma visita a Lisboa, à Casa-Museu Amália Rodrigues, ou ao Museu do Fado. Mais informações a este respeito (programa, inscrições, etc.) serão divulgadas em breve.





 

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...