quarta-feira, 12 de junho de 2019

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE REDES: O CASO DAS REDES FILANTRÓPICAS GLOBAIS QUE OPERAM NO CURRÍCULO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Seminário a realizar no próximo dia 14 de Junho às 14h30 às 17h30
na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Edifício 3 (Palácio Sacadura Botte).

Resumo: A figura do “novo filantropismo” ocupa um lugar de destaque na designada “nova narrativa global” da educação e da formação que se tem afirmado a uma escala global, traduzindo-se, nomeadamente, na intervenção de “parceiros” (como sejam empresas, fundações, associações, academias, autarquias, escolas) nos sistemas educativos. Para estudar os modos como estes parceiros se relacionam, tem sido usada a “Metodologia de análise de redes”, que permite compreender decisões relativas ao currículo escolar e à formação de professores. Dada a circunstância de também em Portugal a mencionada figura se ver progressivamente acentuada, entende-se ser vantajosa a sua consciencialização e compreensão por parte dos profissionais de educação. 

Convidada: Erika Moreira Martins - Investigadora do “Grupo de Políticas Públicas e Educação” da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Apresentação: Mário Frota - Associação Portuguesa de Direito do Consumo

Destinatários: Educadores e professores dos diversos níveis de ensino e disciplinas, diretores, encarregados de edu-cação, outro público interessado 

Entrada livre com certificado de presença.

Mais informação aqui.

Sem comentários:

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...