quinta-feira, 27 de junho de 2019

ÚLTIMA CONFERÊNCIA: “Escola pública: instrução e projecto civilizador do Ocidente moderno”


ÚLTIMA CONFERÊNCIA

Realizou-se a quinta e última conferência do ciclo de cinco conferências com o título “O currículo escolar na contemporaneidade: Identificação e discussão de algumas das suas bases”, numa colaboração entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada. 

Título: O currículo na era das tecnologias digitais. Paradoxo(s) e desafio(s) educativo(s) 

Conferencistas Carlota Boto (Professora da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de São Paulo) e Isabel Festas ((Professora da Faculdade Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Anfiteatro do Edifício.

Resumo: Numa contemporaneidade em que se salienta como projecto educativo o investimento no futuro, mais precisamente, numa certa ideia futuro, urge interrogar a projecto civilizador do Ocidente e qual o seu sentido no presente e, também, para o futuro. Nesta conferência reflecte-se sobre actualidade da perspectiva pedagógica do projecto iluminista. Trata-se de um retorno às origens da perspectiva educacional do Ocidente moderno, aos escritos de Rousseau, Diderot e Voltaire para explicar como esse projecto já adiantava questões que hoje estão na ordem do dia, como as funções do Estado e a estrutura das políticas públicas. Sobretudo reactualiza-se a discussão sobre o carácter emancipatório dos processos educacionais. 

Programa
1. Projecto iluminista educacional do Ocidente moderno
2. As funções educativas do Estado e estrutura das suas políticas públicas para a escola
3. Carácter emancipatório dos processos educacionais afectos à escola pública
4. O papel do conhecimento no projecto emancipatório da escola

Referências bibliográficas- Boto, C. (1996). A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora Unesp.
- Boto, C. (2005). A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. Educação & Sociedade, vol. 26, nº 92, pp. 777-798.
- Boto, C. (2012). A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Boto, C. (2017). Instrução pública e projeto civilizador. O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Editora Unesp.
- Damião, M. H & Festas, M. I. (2013) Necessidade e responsabilidade de ensinar. M. Formosinho, J. Boavida & M. H. Damião (Coord.). Educação, perspetivas e desafios (pp. 221-243). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Festas, I. (2015). A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, vol. 41, nº 3, pp. 713-728.
- Festas, I. (no prelo). Aprendizagem escolar e ensino. In F. Veiga (Ed.), Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI. Lisboa: Climepsi.

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...