segunda-feira, 3 de junho de 2019

A IDEIA DE CULTURA COMO EXPULSÂO: A expulsão pombalina dos jesuítas na história das expulsões


JOSÉ EDUARDO FRANCO NO RÓMULO

No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO -   Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, está a desenvolver no âmbito das comemorações do seu 10.º aniversário, o próximo convidado será o historiador, ensaísta e poeta português José Eduardo Franco, investigador das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país, e autor de vasta obra neste domínio. Figuras homenageadas antes foram o poeta José Fanha, o matemático Jorge Buescu, o historiador Francisco Contente Domingos, o editor Guilherme Valente e o historiador de arte António Filipe Pimentel. 

 No próximo dia 4 de Junho, terça-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, José Eduardo Franco virá falar sobre A ideia de cultura como expulsão: A expulsão pombalina dos Jesuítas na história das expulsões portuguesas. A sessão é destinada ao público geral e que será moderada pelo físico Carlos Fiolhais (director do Centro), que apresentará o convidado homenageado. No final, haverá diálogo com o historiador.


Sobre o homenageado:
José Eduardo Franco (n. no Machico, Madeira, em 1969), professor da Universidade Aberta e titular da cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização,   é historiador, ensaísta e poeta especializado em História da Cultura. Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris em História e Civilização e Doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhos originais de investigação nos domínios da mitologia portuguesa e das grandes polémicas históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa do nosso país, sendo autor de vasta obra neste domínio. Para além de ser articulista assíduo da imprensa, tem várias dezenas de artigos publicados nas áreas da História, da Mitocrítica, da Hermenêutica da Cultura, da Filosofia, da Ciência das Religiões, das Ciências da Educação e da História da Mulher. Foi membro da comissão coordenadora do projecto da edição crítica da Obra Completa do Padre Manuel Antunes, SJ, em processo de publicação pela Fundação Calouste Gulbenkian; coordenou a edição no Círculo de Leitores da Obra Completa do Padre António Vieira e coordena actualmente na mesma editora as Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa e  o projecto de edição crítica da Obra Completa do Marquês de Pombal. Integra o CLEPUL -  Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Tem vasta obra publicada em várias editoras.

Sem comentários:

PELITOS

 Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...