segunda-feira, 9 de abril de 2018

"Onde está, evolução, a tua ciência?" de Agostinho Soares dos Santos


Gosto de descobrir nos alfarrabistas livros excêntricos. Um que comprei recentemente por um euro tem o título e o autor que estão em cima.  A edição é de autor (Porto, 1988) e a capa mostra um hominídeo que enfrenta um dinossauro, os dois quase do mesmo tamanho (a segunda edição, mostrada em cima, tem capa diferente, com um hominídeo a enfrentar um mamute do tamanho dele). O autor é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto e autor de títulos como "Bíblia, Ciência e Vida", "Maravilhas do Criador", "Ufologia à luz da Bíblia" e "Tudo nos mostra que Deus existe." Descobri depois no catálogo da Biblioteca Nacional que tem muitos mais livros com títulos tão aberrantes como este. Na mesma contracapa vem que "sem demagogia, nem fanatismo, o engenheiro Agostinho Soares do Santos vai focando os diversos aspectos das teorias evolucionistas, deixando caminho aberto para que o leitor tire as suas própria conclusões."

A contracapa engana, O livro está eivado de demagogia e fanatismo. E o autor não deixa o leitor tirar quaisquer conclusões, porque as tira ele próprio: a teoria da evolução é, segundo ele, um grande embuste, pois o mundo foi criado por Deus em pouco tempo tal como está na Bíblia. Trata-se de um manual de criacionismo em português, para que não se julgue que isso só existe nos EUA.  Percebe-se nos Agradecimentos que o autor é membro da Assembleia de Deus no Porto.

Extracto da Apresentação e Explicação:

 "A Evolução  tem proliferado por todo o Mundo e é ensinada nas escolas como Ciência. Porém, o meu parecer é que a mesma não tem  lógica nem fundamento. Como cristão ligado à ciência, sou apologista  de um criacionismo bíblico-científico (sic)"

Li a obra com natural curiosidade. Tudo lido, concluí que é um chorilho de disparates. O autor chega a dizer que a ciência mostra cientificamente a validade de muitos conteúdos do Antigo Testamento. O autor acredita piamente na Bíblia, faz dela uma leitura literal e, a partir daí, distorce completamente a ciência para que ela se ajuste a essa sua visão.  O mais curioso é que o livro inclui expressões matemáticas  respeitantes à Física de Galileu, Kepler e Newton, como se isso fosse relevante para contrariar a evolução. O autor cita Galileu (numa página com várias gralhas) sem se dar conta que  Galileu, um cristão sólido, lia a Bíblia muito melhor do que ele.

1 comentário:

Jose Manuel Martins disse...

Conheci ASS, falecido recentemente. Vi a recensão crítica que fez da obra «Onde está, evolução, a tua ciência?» Quer vender-me o livrinho para também o poder ler?

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...