No próximo dia 11 de Julho, terça-feira, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada “Algumas notas sobre Reprodução e Células Estaminais: Da Investigação à Ética e à Comunicação de Ciência”.
O palestrante será João Ramalho-Santos, Biólogo, Professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Director do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).
Esta é a última palestra do ciclo "Ciência às Seis" coordenado por António Piedade.
Resumo da palestra:
"Quando um cientista começa a investigar a prioridade é fazer descobertas, descodificar mecanismos. Por exemplo, como é o que o embrião se desenvolve; como é que as células estaminais conseguem formar vários tipos de células diferentes do organismo; ou se a função de uma célula é ou não reversível. Nesse processo é comum chegar a conclusões fraturantes, demonstrar que o impossível é, afinal, possível. E podemos usar esse conhecimento para melhorar o nosso dia a dia, seja na área da Procriação Medicamente Assistida, seja na Medicina Regenerativa.
Mas são todas as intervenções legítimas? Ou há umas mais eticamente sustentáveis do que outras? E como se pode comunicar ciência para um público não cientista, de modo a criar uma literacia científica mais democrática?"
Palestra destinada ao público em geral.
Link para o evento no facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário