Novo post do psiquiatra Nuno Pereira:
O local e o horário constituem os pilares fundamentais
do estudo pós-letivo. De facto, são condições básicas para o êxito não só
dispor duma sala sem distrações e apenas com os materiais necessários, como também
ter um horário que divida de modo equilibrado o tempo de trabalho (aulas mais
estudo), de lazer e de sono.
Sabe-se que as infraestruturas escolares
influenciam o processo de aprendizagem, mas frequentemente negligencia-se o
ambiente físico em casa favorecedor da concentração no estudo. Por sua vez, o
horário semanal permite focar o objeto do estudo, pelo que o registo do nome
das disciplinas programadas para estudar em cada dia aumenta a probabilidade da
execução. Assim, associar um meio tranquilo e arrumado à focalização da atenção
num conteúdo específico induz um estado mental propício a uma aprendizagem
ótima.
Com particular incidência nos primeiros
anos de escolaridade, os pais ou encarregados de educação são responsáveis por garantir
o espaço e controlar o tempo para estudar após as aulas, mas não lhes cabe
desempenhar o papel de professores nem estes se podem substituir àqueles. É
certo que arranjar um local para os filhos e velar pelo cumprimento do seu
horário estão muitas vezes - mas nem sempre - dependentes da capacidade
económica e do planeamento familiar, o que à partida cria uma desigualdade
entre os alunos. Porém, a fórmula acabada para o desastre é esperar que vençam
sem organização e rotina. Compete outrossim aos diretores de turma, como mediadores
entre professores, alunos e encarregados de educação, envidar esforços para o
envolvimento destes últimos, insistindo na importância dum espaço organizado e
ajudando a elaborar um horário que inclua, para além do tempo letivo (as
explicações contam como aulas), o tempo de estudo autónomo, de lazer e de sono.
As circunstâncias de espaço e tempo,
estruturantes duma vida académica bem sucedida, devem ser, pois, uma preocupação
prioritária dos alunos e, em especial no ensino básico, também dos pais ou
encarregados de educação e diretores de turma. A cada um as suas
responsabilidades.
Nuno Pereira (psiquiatra)
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