quarta-feira, 12 de abril de 2017

A HERANÇA DE LORDE RAYLEIGH



No próximo dia 18 de Abril, terça-feira, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada "A herança de Lorde Rayleigh".

O palestrante será o matemático Pedro FreitasProfessor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Investigador do Grupo de Física Matemática da Universidade de Lisboa.





Nesta palestra, "iremos apresentar várias consequências do trabalho de Lorde Rayleigh em acústica e radiação, e as suas ligações à geometria e aos primeiros passos da mecânica quântica. Veremos como o seu livro de 1877 "The theory of sound" deu origem a uma série de problemas que ainda hoje são objecto de estudo em matemática, e como uma desigualdade geométrica, conhecida na Grécia antiga mas apenas demonstrada rigorosamente no século XIX, está subjacente à determinação das formas que optimizam tanto as baixas como as altas frequências."

Esta palestra insere-se no ciclo "Ciência às Seis" coordenado por António Piedade.

ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em Geral 


Link para o post sobre este evento no facebook.

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...