segunda-feira, 1 de agosto de 2016

“CIÊNCIA NA IMPRENSA REGIONAL – CIÊNCIA VIVA” FAZ HOJE CINCO ANOS



O projecto “Ciência na Imprensa Regional” é uma iniciativa da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que teve início a 1 de Agosto de 2011, faz hoje cinco anos.
Na altura, a ciência na imprensa regional era residual e não se verificava qualquer regularidade de publicações sobre ciência nestes meios de comunicação social.

O principal objectivo deste projecto foi sempre a divulgação da ciência e da tecnologia ao maior número de jornais regionais em todo o país, disponibilizando gratuitamente conteúdos de grande actualidade e qualidade. Outro objectivo, na sequência do anterior, é o de aumentar a quantidade e qualidade da informação sobre ciência e tecnologia publicada pela imprensa regional portuguesa.

Ao longo destes cinco anos de existência, o projecto registou a adesão de 78 jornais (continente e regiões autónomas, atingindo uma audiência potencial de mais de um milhão de leitores), 81 colaboradores (investigadores, comunicadores e divulgadores de ciência), mais de 840 conteúdos produzidos e disponibilizados aos jornais. Como resultado disto, ocorreram até à data mais de 4300 publicações, o que significa que foram publicados dois artigos de ciência na imprensa regional por dia ao longo dos últimos cinco anos, através deste projecto.

Se antes do início deste projecto a publicação de conteúdos sobre ciência na imprensa regional era praticamente inexistente, hoje em dia essa realidade mudou. Por exemplo, cerca de 25 jornais com edição online criaram, devido a este programa, uma secção de ciência em que são publicados artigos pelo menos duas vezes por semana.

Se os editores dos jornais aderentes publicam conteúdos de ciência o que é que isso indica sobre o interesse por eles por parte dos leitores? Os dados sobre a visualização e/ou leitura dos artigos de ciência indicam que estes estão frequentemente entre os mais lidos, alguns com milhares de visualizações, o que mostra claramente o interesse dos leitores por assuntos relacionados com a ciência.

Em suma, o projecto “Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva” estreitou ao longo destes anos a proximidade entre os leitores da imprensa regional e a ciência, aproximando-se com sucesso dos objectivos inicialmente traçados. Hoje, já se pode afirmar, com segurança, que há ciência na imprensa regional portuguesa.


Mas o que é que nos diz a experiência entretanto adquirida? Haverá alguma especificidade regional para a comunicação de ciência? Este projecto terá conseguido implementar algum tipo de jornalismo de ciência a nível regional? Que áreas científicas são mais do interesse dos editores e dos leitores? Estas são apenas algumas das questões em aberto neste projecto com resultados muito positivos, mas que devem continuar a ser potenciados, analisados e discutidos entre todos os intervenientes.

António Piedade

2 comentários:

João Lourenço Monteiro disse...

Muito bem!
Tive o prazer de acompanhar esse projeto desde a sua fase embrionária, quando ainda nem sequer havia qualquer tipo de apoio. Com o tempo e persistência, o António Piedade foi estabelecendo contactos, angariando jornais, dando formações, recrutando colaboradores e em poucos meses conseguiu pôr tudo a funcionar e ainda reunir o apoio da Ciência Viva, que soube reconhecer e valorizar este projeto de grande potencial.

Colaborei e acompanhei o projeto pelo que consegui ver esse potencial transformado em ação. Os resultados foram sendo apresentados em vários eventos de ciência, como no SciCom, p.ex. O sucesso deveu-se a todos os colaboradores que escreveram o texto, ao apoio da Ciência Viva, mas também ao promotor, António Piedade, que teve um importante papel enquanto dinamizador e motivador desta causa.

Este projeto tem tudo de bom para continuar, pois passados cinco anos continuam a fazer falta mais textos de ciência na Imprensa Regional. Parabéns a todos os intervenientes por já terem feito a diferença.

Eduardo Martinho disse...

Parabéns pela iniciativa “Ciência na Imprensa Regional” que agora completa 5 anos!
Para que conste: O jornal O MIRANTE, que cobre a área do Ribatejo, sempre acolheu propostas de divulgação científica. Da última vez publicou uma trintena de artigos sobre Física Nuclear e das Radiações (na versão online do jornal) entre Outubro.2014 e Abril.2015. Oportunamente será publicitado o trabalho resultante da compilação e harmonização desses artigos.

"A escola como plataforma do comércio"

    Artigo de opinião do Professor Mário Frota, especialista em Direito do Consumo, publicado no jornal As Beiras de hoje, 12 de Maio de 20...