segunda-feira, 21 de março de 2016

O pré-escolar faz a diferença?

Informação recebida do CNE:
  
O Conselho Nacional de Educação, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, está neste momento a desenvolver o Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação. O Projeto aQeduto visa explicar, através de uma linguagem acessível, mas sem desvalorizar o rigor científico na análise das relações estudadas, a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, tendo em conta três eixos fundamentais:

(i)                   os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias;
(ii)                  as escolas, i.e., mudanças na organização escolar;
(iii)                o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país.

 O Fórum aQeduto 4, a realizar no dia 28 de março, é o quarto de 11 fóruns que decorrerão mensalmente até outubro de 2016. Neste fórum "O pré-escolar faz a diferença?" será debatido o impacto da frequência no pré-escolar nos resultados PISA dos alunos. Este fórum conta com a participação da Professora Gabriela Portugal, investigadora na Universidade de Aveiro, na área da infância, e autora do livro Avaliação em Educação Pré-Escolar - Sistema de Acompanhamento das Crianças.

Junto envio a V. Exa. o convite do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Prof. Doutor David Justino, para participar neste evento.

Entrada livre mediante inscrição prévia AQUI.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...