terça-feira, 22 de março de 2016

CANJA DE AMEIJOAS

Receita do Professor Galopim de Carvalho com uma visita à sua infância.


Nesse tempo, o da minha infância, nos anos 30 do século passado, ainda a minha irmã mais nova não tinha nascido, as ameijoas verdadeiras, (as de nome científico Ruditapes decussatus, Lineu 1758), mais do que quaisquer outros bivalves, eram comuns e relativamente abundantes no mercado municipal de Évora. Ao contrário de hoje, eram acessíveis, em termos de preço, entrando com frequência nas casas das famílias mais modestas, como a nossa, de pai empregado de escritório, mãe doméstica e cinco filhos, três rapazes e duas raparigas, a alimentar.

Como confecção de caldo a anteceder o prato de um almoço ou de um jantar, fazendo de sopa, a minha mãe fazia muita vezes (e eu retive na memória como se faz) canja de ameijoas.

Terrina na mesa a fumegar e a libertar o saudoso aroma a maresia, a mãe servia, primeiro, o pai, depois por ordem de idades, os filhos, a começar pelo mais velho. E só depois de me servir a mim, o mais novo, se servia a ela, já a ouvir as reclamações deste ou desta porque o irmão ou a irmã ficara com mais um ou dois “bichos” do que ele ou ela.

- Calem-se e comam. – Ralhava. –  Eu não posso estar a contar as ameijoas que vão no cace. Para a próxima ficas tu com mais.

Algumas vezes, com três ou quatro ameijoas buscadas no fundo da terrina, rapidamente se conseguia a igualdade reclamada e a necessária compostura à mesa. O pai não dizia nada. Comia calado, indiferente a estes e outros desaguisados de pequena monta. Habitualmente, não intervinha nestas contendas menores. Sempre se reservou para as situações mais graves, que as houve, naturalmente, como em quaisquer famílias.

Mas voltemos à canja de ameijoas.

Receita
1 kg de ameijoas verdadeiras, vivas e bem depuradas
100 g de arroz carolino
1 L de água
1 cebola média muito bem picada
1 ou 2 pés de salsa
1 golada de azeite

Leve a água a ao lume e, estando a ferver, introduza as ameijoas.
Deixe-as abrir completamente e retire-as com a escumadeira, um ou dois minutos depois.
Retire e rejeite a salsa.
Retire os “bichos”, reserve-os e rejeite as cascas.
Volte a pôr a água ao lume, com a cebola e a salsa, tempere de sal, junte o azeite e coza o arroz.
Momentos antes de retirar do lume, retire a salsa, acrescente o miolo das ameijoas e sirva bem quente.
Se gostar adicione, no prato, umas gotas de limão.

Bom apetite

Nota 1: Cace é uma maneira muito alentejana de dizer cocha de servir a sopa.

Nota 2: Nunca experimentei confecionar este prato com mexilhão, mas vou experimentar.

A. Galopim de Carvalho

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...