sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O ANO DA LUZ: BALANÇO E PERSPECTIVA


Meu artigo na revista digital LIGHTING LIVING LAB MAGAZINE – O ANO EM REVISTA, do Lighting Lab, consórcio de indústrias de luz sedeado em Águeda (ver o resto da revista AQUI):

Em 15 de Dezembro, na Conferência Haja Luz, na Gulbenkian, foi anunciado que o Ano Internacional da Luz ia ser prolongado por um semestre. O presente balanço é, por isso, provisório.

Em Coimbra houve shows de luz na Universidade e  no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, assim como noutras cidades (Aveiro, Lisboa, etc.). Em Cascais decorreu o festival Lumina. No Porto foi erguida uma instalação luminosa (Metamorphose).

No Porto está no Museu Soares dos Reis a exposição Luz Mirabilis. Em Lisboa estiveram duas exposições: A Luz de Lisboa e Na Luz-Dentro do Vidro.  Em Coimbra no Museu da Ciência da Universidade esteve a exposição Visões - O interior do olho humano, para além da mostra permanente Segredos da Luz e da Matéria.  Em Óbidos esteve em exibição uma exposição de cartoons sobre luz. A Festa do Avante mostrou uma exposição sobre a luz.

Houve várias conferências sobre luz, designadamente na Universidade de Lisboa, na Universidade do Porto (Lights On), na Universidade do Minho (Comunicação e Luz), na Universidade de Coimbra (Visões da Luz e À Volta da Luz), na Universidade de Évora (Colours 2015) e no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva de Lisboa (Light from the Earth to the Stars e Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e Desenvolvimento). A Ordem dos Engenheiros realizou encontros em Lisboa e no Funchal e editou um número especial da revista Ingenium.  Destaque-se a conferência proferida no Porto pelo Nobel da Física John Mather, organizada pela Câmara Municipal e, porque foi organizada pela indústria, o encontro do Lighting Living Lab em Águeda. Realizaram-se muitas  palestras sobre vários aspectos da luz por todo o país, nas universidades, câmaras municipais, etc. Muito intensas têm sido as actividades no Ano da Luz na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A Noite Europeia dos Investigadores focou a luz em várias cidades. No Verão decorreram actividades de astronomia: no Alqueva esteve uma exposição fotográfica (Luz Cósmica) e em Castro Verde realizou-se a Astrofesta.

Saíram na Gradiva os livros  Uma  Biografia da Luz, de Tito Mendonça, QED, de Feynman,  Cosmicomix, de Balbi e Piccioni, e Histórias da Física em Portugal no século XX. Saiu no Centro Atlântico.pt Dark Sky–Alqueva, com fotos de Miguel Claro. Foi editado pelo Museu da Imprensa um catálogo sobre cartoons de luz. A Tinta da China editou A Luz dos Livros, com fotos de António Leal. E a ISTPress reeditou Haja Luz, de Jorge Calado.  

Houve vários concursos de fotografia e cinema (por exemplo Luz em Flash). Houve um concurso de joalharia sobre a luz. Os CTT publicaram um selo comemorativo.

O Ano da Luz continua. Com luz por todo o lado. Entre outras iniciativas, o programa Haja Luz nas Escolas e a exposição Janelas de Luz, inaugurada em Aveiro e agora na Covilhã, vão prosseguir. Esteja atento em ail2015.org .

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...