Imagem recolhida aqui |
Esta "conversata" está espalhadíssima, marcando pontos no ensino das ciências.
Nos últimos anos essa "conversata" tem sido insistemente usada para justificar as novas tecnologias da informação e da comunicação na escola, mas parece que elas não bastam para cativar os cada vez mais exigentes alunos. É, portanto, preciso puxar pela imaginação: foi o que fez a professora de biologia que consta na imagem. Em pé em cima de uma mesa, tirou a roupa comum e ficou (talvez em aulas diferentes) com dois fatos de licra: um tinha os músculos desenhados, outro tinha o esqueleto.
E, lá explicou, em várias turmas, a anatomia humana com apoio, naturalmente, de um quadro interactivo, dispensando essa coisa do passado que se chama papel, onde os alunos costumavam escrever...
Mais: a aula foi gravada (por quem!? para quê!?) e disponibilizada no facebook (com que intenção!?), onde, ao que li, é muito elogiada. Nem seria de esperar outra coisa...
Poderá o leitor ter acesso à notícia, por exemplo, aqui.
2 comentários:
"O professor tem de ser inovador, criativo, tem de captar a atenção dos alunos, tem de despertar o seu interesse, de os surpreender, tem de usar métodos diversos e activos, o ambiente de sala de aula tem de ser agradável, lúdico, divertido... o ensino tem de ser, enfim, muito real, concreto, significativo..."
O mais incrível de tudo é ouvir um/a professor/a a debitar esse mesmo discurso e depois não prestar atenção nenhuma aos alunos, "ausentar-se" por completo das suas responsabilidades e ainda usar esse discurso para criticar quem captou a atenção dos alunos, lhes respondeu a todas as perguntas, estimulou a sua curiosidade e desejo de aprender mais - enquanto o professor do discurso tirava fotografias para postar em blogs a denegrir o trabalho de quem realmente se esforçou e dos alunos que estavam muito interessados (sem ser preciso tirar a roupa).
É o/a professor/a celebridade que emprega esse discurso para justificar o que não tem justificação - incompetência.
Prezado Leitor "Anónimo"
Usou uma expressão muito interessante: "professor celebridade". Nunca me lembraria dela, mas, sim... traduz o essencial desta "abordagem pedagógica"´, é uma expressão perfeita!
Cordialmente,
MHD
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