quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CARLOS MOEDAS, COMISSÁRIO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO, CIÊNCIA E INOVAÇÃO


Declarações que sobre o assunto acabo de fazer à TSF e à Antena 1:

A pasta da Investigação, Ciência e Inovação é importante para a Europa e, portanto, também para Portugal. Na Investigação, Ciência e Inovação encontra-se a chave do futuro: a possibilidade de, com base no conhecimento gerado, virmos a ter um mundo melhor, virmos a ter uma sociedade mais desenvolvida, não só mais sábia mas  também mais rica e com a  riqueza mais bem distribuída.  A comunidade científica europeia, na qual se inclui a portuguesa, deposita esperanças nas acções que o Eng. Carlos Moedas possa realizar em prol da ciência e da inovação, uma vez que ele poderá demonstrar e reforçar a relevância dessas actividades para todos nós. Colaboraremos no que nos for pedido.

A ciência e a inovação cresceram muito nas últimas duas décadas em Portugal. Aproximámo-nos dos padrões europeus. Infelizmente nos últimos anos, com cortes mal pensados que atingem a ciência e a inovação (em particular as unidades de investigação), estamos a afastarmo-nos. A comunidade científica está muito descontente, sendo preciso uma inversão de política. Carlos Moedas vai coordenar a área na Europa e não especificamente em Portugal. Mas oxalá, com a contribuição da Europa, a actual situação de crise da ciência em Portugal possa em breve ser ultrapassada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Um farol da inteligência nacional na Europa é uma esperança que também me emociona.

Anónimo disse...

Uma esperança vã a juntar-se a outras tantas esperanças vãs passadas como Crato, Seabra e Parreira.

Anónimo disse...

Comentário cobarde e hipócrita. O que há a dizer é que só podemos estar assustados e estarrecidos quando para esta pasta é escolhido alguém sem noção da área, que fez toda a sua carreira com base na sua quase infinita subserviência e sendo sempre um bem comportado sub de alguém, e que é foi para esta pasta como poderia ter ido para outra qualquer. É certamente alguém que Portugal não gostaria ter nesta pasta.

Anónimo disse...

Estamos emocionados!

Anónimo disse...

Há aqui muitas afirmações que não são demonstradas nem podem. "a possibilidade de, com base no conhecimento gerado, virmos a ter um mundo melhor". Só assim? Com mais bombas atómicas? Será um mundo melhor?
Esta então " mas com mais riqueza e riqueza mais bem distribuída. " é que não se entende. Muita Ciência, muito paper e zás a riqueza fica mais bem distribuida. Está a falar a sério ou é só para ver se capta mais dinheiro para a Ciência?

Anónimo disse...

"A comunidade científica europeia, na qual se inclui a portuguesa, deposita esperanças nas acções que o Eng. Carlos Moedas possa realizar em prol da ciência e da inovação, uma vez que ele pode demonstrar e reforçar a relevância delas para todos nós." Carlos: não demorará muito e terá de se retratar como fez no caso de Nuno Crato. Por que não é mais parco nas suas palavras, Carlos?

Anónimo disse...

Seu Calino das 17:43: é retractar e não retratar (=fotografar).

Anónimo disse...

Calino é você. Eu queria mesmo dizer fotografar. É preciso ter alguma inteligência para perceber porquê.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...