sexta-feira, 13 de junho de 2008

A FÍSICA DO FUTEBOL

Minha crónica no semanário "Sol" de hoje:

Anda por aí a febre do futebol. Embora continue a fazer correr rios de tinta, já pouco falta dizer sobre o desporto-rei. Porém, um dos aspectos que têm sido menos referidos é o seu lado científico.

Científico? Sim, o futebol é uma paixão, com grande dose de irracionalidade, mas tem um lado científico. Os movimentos da bola podem ser analisados aplicando as leis da física newtoniana. Os movimentos dos jogadores têm a ver com a biomedicina. Os equipamentos e a própria bola são resultado de tecnologias avançadas. E até a evolução das equipas em campo pode ser estudada com poderosos meios informáticos. Por exemplo, João Moutinho foi o português que mais correu no último jogo contra a Turquia, tendo percorrido 10,227 quilómetros.

O físico inglês Ken Bray tem-se especializado na ciência do futebol. Com um doutoramento em física quântica, é investigador convidado no grupo de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Bath. O seu livro “How to Score” (Granta Books, 2006) analisa, do ponto de vista científico, alguns dos principais jogos dos últimos anos. Um dos casos de estudo é a decisão por penáltis, favorável a nós por 6-5, no Portugal-Inglaterra do Euro-2004. Bray calculou a área da baliza que um guarda-redes pode cobrir, que é de 72 por cento. Quer isto dizer que chutos dirigidos para a área não coberta, nos dois extremos da baliza, são indefensáveis, porque pura e simplesmente o guarda-redes não consegue mergulhar até lá. Ora ganha quem sabe. Dos sete pontapés lusitanos um foi muito alto (Rui Costa) e outro entrou apesar de ir à figura do guarda-redes, enganado pelo “teatro” de Hélder Postiga. Todos os outros remates, incluindo o do golo final de Ricardo, foram com precisão para a área não coberta. Quanto aos ingleses, Beckam falhou e Hargreaves atirou sem hipótese de defesa, mas todos os outros cinco chutos foram para a zona coberta da baliza. Ricardo defendeu um e podia ter defendido mais. A física pode ser do inglês Newton, mas nesse dia nós é que a sabíamos toda...

5 comentários:

Tiago Moreira Ramalho disse...

Fiquei fascinado! Se o João Moutinho percorreu 10 227 quilómetros em 90 minutos, significa que deu 113 630 passos de um metro por minuto. Alguem consegue correr 100km por minuto? E 2km por segundo... Catano!

http://oafilhado.blogspot.com

Pedro M. S. Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CPRT disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CPRT disse...

Tiago,

Também fiquei fascinado... Consigo.

10,277 quilómetros (10 vírgula 277 quilómetros) pode ler-se da seguinte forma: dez quilómetros e duzentos e vinte sete metros.

Tantas contas e escapou-lhe o essencial. Não sei se reparou na figura que fez... Mas se tiver dúvidas no formato numérico, veja aqui.

Berri disse...

Os Norte-Americanos é que costumam escrever com vírgulas os números para facilitar a leitura dos milhões e bilhões, sendo que o ponto substitui a nossa vírgula.
Mesmo assim, e até se Tiago Ramalho vivesse nos EUA, a desatenção foi grosseira.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...