quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

LIVROS-PRESENTES


Minha coluna no Público de hoje:

O Natal é um tempo especial para dar e receber. Em particular, livros. Escolho aqui algumas das edições mais recentes publicadas entre nós e que constituem bons presentes de Natal. Ou já mas deram ou dei-as a mim próprio, atraído que fui pelo conteúdo e pela forma. Apresento-as por temas e, dentro de cada tema, por ordem alfabética do apelido do autor (ou de título, quando há vários autores). A seguir à indicação dos autores, título e editora digo brevemente as razões da escolha. Outras obras mereceriam lugar numa selecção natalícia, mas esta, limitada pelo espaço do jornal, foi naturalmente determinada pelo gosto pessoal.

Arte: Artur Pastor, Fundação Francisco Manuel dos Santos e Arquivo Municipal de Lisboa, com apresentação de António Araújo e Isabel Corda – um extraordinário álbum de imagens de um país hoje inexistente que me surpreendeu por não conhecer o fotógrafo; e Guilherme Pires, O Homem Infinito… Vida e obra de Nadir Afonso. Influência – uma biografia de um pintor que admiro, designadamente porque gostava de misturar arte e ciência.

(...)

Ver o resto em

https://www.publico.pt/2021/12/02/opiniao/opiniao/livros-presentes-1987029

(só para assinantes)

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...