domingo, 22 de setembro de 2013

SETE ANOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Três eventos de ciência que destaquei no número especial da revista "Tabu" dedicado aos sete anos do semanário "Sol":

2007
Começou a ser construído em Cadarache (Marselha, França) o ITER, o reactor internacional de fusão que visa criar na Terra as condições que existem no Sol para criar energia. A junção de núcleos de hidrogénio para dar hélio liberta uma enorme energia e a esperança humana é que daqui a algumas décadas, numa situação de esgotamento de outros combustíveis, seja possível recorrer a essa fonte de energia “limpa”.

2008
Foi lançado de Baikonur, Casaquistão, usando um foguete Soyuz, o segundo satélite do sistema Galileo, o projecto da União Europeia para concorrer com o GPS norte-americano. Ao contrário do GPS que teve origem militar e é hoje usado, com precisão, para fins militares, o Galileo é um projecto civil, que, além do mais, se destina a mostrar a independência tecnológica da Europa face a norte-americanos e russos.

2012
Foi anunciada no CERN (Genebra, Suíça) a descoberta do bosão de Higgs, partícula que faltava para a compreensão das partículas fundamentais do Universo: O Higgs, ao qual alguns chamam “partícula de Deus”, é responsável pela massa das outras partículas. O acelerador LHC do CERN, a maior máquina do mundo, tinha sido construído precisamente para a detectar.

1 comentário:

  1. Isso de dizer que a partícula de Higgs foi descoberta em 2012 deixa muito a dever ao rigor. Afinal, se em Setembro de 2013 ainda não há certezas que seja o Higgs...

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.