sábado, 20 de junho de 2009

Nem uns nem outros

Além dos aspectos destacados pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores - de que deixei nota aqui e aqui - concernentes à aplicação do modelo de avaliação do desempenho docente, há um particularmente preocupante: o facto de mais de um quarto dos professores avaliados que foram objecto de estudo (28%) ter tido como avaliador um colega duma área curricular diferente da sua.

Tendo em conta as limitações das escolas em pessoal docente, temos de admitir que elas não se poderiam organizar de outro modo, sendo certo também que a sua organização está dentro da lei; porém, se considerarmos que o conhecimento e a especificidade pedagógico-didáctica do seu tratamento é central na tarefa de ensino, e que esse parâmetro consta explicita e destacadamente nas grelhas de avaliação, não podemos deixar de concluir que se está a proporcionar a interferência de juízos discricionários.

Esta situação não é só vista como negativa pelos avaliados, sendo vista do mesmo modo pelos avaliadores: aliando-a a outros aspectos, podemos verificar, no relatório do dito Conselho, que a maioria dos primeiros referiu não reconhecer legitimidade a muitos avaliadores para desempenhar a tarefa em causa e a maioria dos segundos referiu não se sentir preparada nem à vontade para a assumir.

1 comentário:

Fartinho da Silva disse...

É a "avaliação" socialista no seu melhor...!

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...