quarta-feira, 8 de março de 2023

A ERA DOS “SENSITIVE READERS”

Por Eugénio Lisboa

Quando George Orwell cunhou, para a posteridade, a NEWSPEAK (NOVILÍNGUA), criada pelo Ministério da Verdade, para esconder as coisas mais horríveis, sob o casto manto das palavras bem escolhidas, pensava que essas picardias eram só próprias dos regimes totalitários. As maiores ignomínias eram descritas num estilo altamente purificador, que lhes dava um ar de inocente formulação erudita. O horror era desinfectado pela filologia ao seu serviço. 

A verdade, porém, é que Orwell se enganou. O Newspeak está agora em vigor nas democracias e invade o mundo editorial, com a emergência dos “sensitive readers”, que acabam de descobrir um novo nicho de emprego. Estes leitores, mais do que provavelmente, grosseiramente iletrados, como é sempre o caso dos censores, passam a funcionar junto dos editores, com o fim benévolo de catarem, em Homero, Virgílio, Camões, Garrett. Camilo, Eça, Régio ou Pessoa, ou Faulkner ou Lawrence ou Proust ou Garcia Marquez, qualquer palavra mais grosseira ou menos conveniente.

Mas aquilo que eles são, isto é, CENSORES, é, por sua vez, censurado e eles passam a ser apenas LEITORES SENSÍVEIS. Dá-se assim aos assassinos da cultura, perdão, aos vigilantes da cultura, o poder egrégio de corrigirem os deslizes indesculpáveis dos grandes criadores de cultura. Tudo a bem da protecção de sensibilidades mais finas e subtis de leitores a quem incomodam muito palavras obscenas como “descobrimentos”, “gordo”, “feio” , “coxo”, “cego”, etc.

De facto, seria imperdoável permitir-se que gente de pele tão fina se magoasse, ao encontro de tais palavrões. É mais uma das muitas invenções estapafúrdias que as universidades americanas, com grande alarido, exportam regularmente, para um mundo gulosamente desejoso de se pôr à la page com a sabedoria do Tio Sam.

Nós, cá em Portugal, costumávamos ser os últimos a consumir as pérolas de sabedoria que atravessavam o Atlântico, mas as coisas andam a mudar. Tornámo-nos mais atentos, mais depressa modernaços, passámos a consumir mais fluentemente expressões como “sair do armário” & outras, que gostamos de manipular a torto e a direito, para não parecermos demasiado antiquados.

Por mim, faço sinceros votos por que, pelo menos, um ou outro editor mais destemido, da nossa praça lusíada, consiga resistir a esta imensa maré de imbecilização, que nos chega, impetuosa, da pátria de Sherwood Anderson. 

O Novo mundo deve ter coisa melhor a oferecer-nos: não precisamos de ter orgasmos com este lixo. 

Eugénio Lisboa

7 comentários:

Anónimo disse...

"“descobrimentos”, “gordo”, “feio” , “coxo”, “cego”, etc."
Concordo, temos de pensar, antes de falar, quais as palavras permitidas. Hoje não poderia existir um pintor de nome Aleijadinho. E um navegador de nome Zarco?
E "preto"? Uma coisa que me impressiona é não se poder dizer que um preto é preto apesar de ser óbvio que o é. Mas pode dizer-se que um branco é branco apesar de ser óbvio que não o é! Se compararmos a nossa pele com uma parede branca, concluímos imediatamente que não somos brancos. Há muita gente que nunca notou isso.

Anónimo disse...

D. Afonso ii, neto de Afonso Henriques, vai deixar cair o cognome ("O Gordo")?!

Anónimo disse...

Em matéria de cognomes de reis, há pior.

Anónimo disse...

O Lavrador

Anónimo disse...

Será que o Sancho Pança vai passar a ser nomeado como Sancho Abdómen?

Anónimo disse...

Reis? E Presidentes da República? Aquele que ficou conhecido como Múmia Paralítica? Será ofensivo? Mas não é esse o objectivo de quem lhe atribui tal cognome? Ou já não há o direito de ofender? Assim só estando calado.

Anónimo disse...

Mas há outros... Não sou grande espingarda a história.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...