segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

BENTO DE JESUS CARAÇA - UMA FOTOBIOGRAFIA

 

Informação recebida da Associação Bento de Jesus Caraça:

Sinopse


Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de Abril de 1901, no seio de uma família de trabalhadores rurais, em Vila Viçosa, e faleceu em Lisboa, a 25 de Junho de 1948. Foi conferencista de renome, distinto professor de Matemática no Instituto Superior de Comércio de Lisboa, autor de importantes livros, artigos e ensaios, e figura maior da cultura científico-literária da primeira metade do século XX.
Os Conceitos Fundamentais da Matemática e A Cultura Integral do Indivíduo, são duas das suas obras de referência. Fez parte do chamado Movimento Matemático dos Anos 40, que reunia um escol de jovens talentos impulsionadores de um clarividente programa de revitalização e internacionalização da ciência em Portugal e grande dinamizador da Universidade Popular Portuguesa.
Exonerado da cátedra por Salazar em 1946 por motivos políticos, proibido de exercer a docência no ensino público e privado, a sua curta e admirável vida e o seu pensamento relançam questões sempre desafiantes.
ISBN 9789727624379
Edição Janeiro de 2022

2 comentários:

Anónimo disse...

Li o fantastico "Os Conceitos Fundamentais da Matemática" 2 vezes em diferentes períodos da minha vida.
BJC era realmente um excelente matemático .
Já o mesmo não podia ser dito das suas ideias politicas.
BJC não era realmente bom a pensar sobre a "liberdade do individuo", ele como muitos outros intelectuais não conseguiram discernir quão errada era a ideia do Homem Novo apregoada pela teorias Marxistas que vieram a espalhar a violência e pobreza tanto material como moral pelo mundo fora.
Pena!

Rui Silva

Ildefonso Dias disse...

Este video tem apenas 99 visualizacões!

https://www.youtube.com/watch?v=0qOM7Bf4T48

(“Ciência em tempos de pandemia” com João Caraça e Carlos Fiolhais)

- Que liçäo nos deixa no video o Professor João Caraça. Um homem formidavél! Herdou do seu pai.
- Quem se pode ombrear com Bento de Jesus Caraça, em Portugal?
- Ninguém.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...