quarta-feira, 15 de novembro de 2017

NOVO LIVRO DE CARLOS FIOLHAIS E DAVID MARÇAL: A CIÊNCIA E OS SEUS INIMIGOS

Está no prelo o novo livro de dois autores deste blogue, o terceiro que assinamos juntos, e que deverá chegar às livrarias muito em breve.



A ciência tem poderosos inimigos. Desde logo o autoritarismo e a ignorância, que muitas vezes andam de braço dado. As ditaduras dão-se mal com a ciência, pois para a ciência tem razão quem tem provas e não quem manda mais. Donald Trump não será um ditador, embora tenha tiques ditatoriais. É simplesmente um ignorante que desvaloriza o conhecimento científico para impor a sua agenda unilateral e egoísta. Há muitas outras pessoas que tiram partido das suas posições para promoverem visões obscurantistas: os fundamentalistas religiosos que negam a ciência; os políticos que aprovam leis para terapias alternativas; os jornalistas que põem em pé de igualdade a verdade e a mentira; os vendilhões, que mascaram a sua banha de cobra com um embrulho a imitar ciência. E até alguns cientistas tresmalhados.

A ciência tem-nos permitido viver cada vez mais e melhor. Mas enfrenta hoje sérios adversários, que põem em causa a nossa segurança e o nosso bem-estar. Impõe-se por isso a defesa da ciência, que é também a defesa da democracia. A ciência precisa da liberdade de pensamento que é marca das democracias. Mas as democracias também precisam da razão da ciência para assegurarem prosperidade e bem-estar. A defesa da ciência é também a defesa da sociedade livre e aberta.

5 comentários:

marina disse...

Bem , esta semana é a semana em que fomos novemente avisados pelos 15 000 cientistas de que a Terra est´a dar o berro. Ora , a Terra ficou neste estado lastimável nos últimos 150 anos porque a ciência nos muniu dos instrumentos para tal. Ainda não ouvi nem um cientista a fazer acto de contrição e a apelar à "contenção científica" e a alertar para os malefícios desta para a humanidade e para o planeta. Nem um.

Anónimo disse...

Ciência secreta, não é ciência! O problema é que ela existe para benefício de quem a compra, e sempre contra o interesse público, é boa ciência e tecnologia, mas não é para os gentios. As coisas não são preto&branco. O pior inimigo da Ciência é o próprio silêncio dos cientistas, seja em dissonâncias cognitivas, seja quando se calam em defesa de interesses particulares. Mas quem são os cientistas tresmalhados? - Que afirmação manhosa!!

Não me diga, vocês é que sabem o que é ciência, caramba, por falar em figura de autoridade e ignorância!

Carlos Ricardo Soares disse...

Ilustres cientistas, nada que o senso comum (e o bom senso) não corrobore.
Como diria o diácono, missas e terços nunca fizeram mal aos surdos.

Anónimo disse...

Aqui fica ilustrado quem são os verdadeiros inimigos da ciência, e eles vêm de dentro da própria ciência:

Top 10 Reasons the Universe is Electric #5: Pulsars | Space News
https://www.youtube.com/watch?v=6zV1cLKJfbE

Anónimo disse...

Não é má língua, é um comentário justo! O Carlos Fiolhais e o David Marçal são o exemplo perfeito da redução da ciência a balelas propagandísticas, eles são o exemplo do mau serviço à sociedade pela ciência e pela comunicação em ciência actuais. Não se admite!

Já vi várias vezes neste blogue publicar artigos pró-alterações climáticas de origem antropogénica. E que o CO2 é um poderoso gás de efeito de estufa, blá, blá, blá! Onde está a ciência dos factos, para lá dos 'slogans' absurdos, pergunto?

Por falar em inimigos da ciência, verifico que este site é um desses inimigos, não existindo para esclarecer e bem-formar, antes para reproduzir e dar eco a palermices e crendices, aquelas que eles dizem combater em nome da ciência. Deixo o exemplo daquilo que deveriam ser os vossos 'posts', e não são:

CERN comprova correcta a Teoria dos Raios Cósmicos do Físico Henrik Svensmark (Agosto 31, 2011)
https://www.youtube.com/watch?v=eFImb5gy7SE

Físico Henrik Svensmark vê provada a sua Teoria de que são os raios cósmicos galácticos que causam mudanças climáticas. A 'Svensmark Cosmic Ray Theory' foi desenvolvida no 'Danish Space Institute'. A pesquisa da prestigiada Organização Europeia de Pesquisa Nuclear apoia a teoria de que os períodos de aquecimento da Terra são causados pela actividade solar e os chamados raios cósmicos, e não pela actividade humana. Infelizmente, o seu trabalho teve pouco eco devido a razões políticas. A Terra está constantemente sendo bombardeada com raios cósmicos, partículas de alta energia de estrelas explosivas. A 'Svensmark Cosmic Ray Theory' mostra como esses raios cósmicos entram na atmosfera terrestre, eles ajudam a criar nuvens. Um sol activo fortalece um escudo magnético ao redor da Terra, que permite que mais raios cósmicos passem. Se o sol é menos activo, mais raios cósmicos passam. E quanto mais raios cósmicos, mais nuvens e maior o arrefecimento das temperaturas globais. Junto com estas alterações aumenta a incidência de doenças e marcou no Passado o fim de muitas grandes civilizações. Estamos diante de uma pequena Idade do Gelo que não vai só de 2015-2035, mas leva-nos bem mais longe do que isso. Vejam nestes 4 vídeos uma excelente explicação e ilustração dos factos:

Where Are We Going? | Sun's Motion In The Galaxy (1)
Where Are We Going? | Exodus From The Cloud (2)
Where Are We Going? | The Fall of Three Shields (3)
Where Are We Going? | Earth Without Protection (4)

https://www.youtube.com/watch?v=hilN8eNp930&list=PLHSoxioQtwZcm9KdHf_n8WsF2IFB4FVvq

E divulguem ssf.
Obrigado!

"A escola como plataforma do comércio"

    Artigo de opinião do Professor Mário Frota, especialista em Direito do Consumo, publicado no jornal As Beiras de hoje, 12 de Maio de 20...