Informação recebida do SNESUP (os recortes do JN e do Expresso - uma página inteira a mostrar a incompetência da FCT estão nos links abaixo):
"Como
comunicámos na semana passada, houve já duas Unidades de Investigação que
avançaram com queixa em tribunal contra a Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT)
relativa ao processo de avaliação das Unidades de Investigação. Trata-se de um
primeiro passo ao qual se juntarão outros, tal como foi também noticiado
recentemente. Este é um processo que está longe da sua conclusão, sendo de
realçar o caráter como as Unidades têm respondido à FCT, respeitando todos os
trâmites. A pressão de assinatura dos acordos acentua-se, sendo que por vezes
joga-se com as dificuldades orçamentais. É um território pouco edificante. As críticas são
crescentes e mantêm-se as notícias. Até onde acredita a FCT que pode levar a
sua prepotência?"
2 comentários:
A direcção da FCT já devia ter sido demitida, já que não toma a decisão sensata de se demitir. Hoje juntei-me à longa lista de pessoas desempregadas deste país. A minha bolsa post-doc acabou, todas as candidaturas que fiz nos últimos tempos à FCT para obter nova bolsa ou contrato foram vergonhosamente avaliadas. Não, não foram só as unidades que foram mal avaliadas: muitos avaliadores de bolsas e contratos IF fizeram um péssimo trabalho. Dos projectos submetidos a concurso no início do ano ainda não há fumo branco, mas não me espantaria que fossem também mal avaliados. Se nada mudar nos próximos tempos lá vou ter de "sair da minha zona de conforto"... (aka emigrar).
A direção da FCT tem total cobertura da secretária de estado Leonor Parreira e, com ela, privilegiaram muito a sua área (ciências da saúde). Por seu turno, Leonor Parreira tem total cobertura do ministro Nuno Crato, que lavou as mãos, como Pilatos, da tutela da ciência. Este, por seu turno, vai fazendo uns pedidos de desculpas esfarrapados de cada vez que há um escândalo de incompetência na área da educação, e lá vai passando entre as gotas de chuva...
Forçar doutorados a emigrar é suicídio nacional!
Enviar um comentário