sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

“MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES”



Morreu, aos 95 anos, Madiba, assim lhe chamavam, carinhosa e afectivamente, os que o admiraram, respeitaram e amaram.

Estamos de luto, de verdade, todos os que puderam conhecer a vida e a obra desta figura ímpar, bondosa, tolerante, sorridente e bonita, moral e fisicamente.

No dia 11 de Junho de 2008, o deputado António Filipe, do PCP, numa intervenção no Parlamento, por altura da comemoração do 90.º aniversário de Mandela, disse para os que não sabiam e lembrou aos interessados em fazer esquecer que, em 1987, há pouco mais de um quarto de século, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, com 129 votos, um apelo para a libertação incondicional de Nelson Mandela, e que os três países que votaram contra foram os Estados Unidos da América, de Ronald Reagan, a Grã-Bretanha, de Margaret Thatcher, e Portugal, de Cavaco Silva, na altura Primeiro Ministro.

No site da Presidência da República, datada de 5 de Dezembro de 2013, pode ler-se a mensagem de condolências enviada pelo Senhor Professor Cavaco Silva ao seu homologo Jacob Zuma pela morte de Nelson Mandela, que aponta como “figura maior da África do Sul e da História mundial”.

Nesta mensagem, o Professor afirma que “Nelson Mandela deixa um extraordinário legado de universalidade que perdurará por gerações”. Realça “O seu exemplo de coragem política, a sua estatura moral e a confiança que depositava na capacidade de reconciliação constituem verdadeiras lições de humanidade”. E acrescenta, lembrando que “A dedicação de Nelson Mandela aos valores da democracia, da liberdade e da igualdade invadiu os corações de todos quantos o admiram, na África do Sul ou em outro lugar, incutindo esperança, mesmo diante dos desafios mais difíceis”.

O Professor afirma, ainda, que “A atribuição do Prémio Nobel da Paz a Nelson Mandela e a sua eleição massiva para a mais elevada Magistratura da África do Sul simbolizaram o merecido reconhecimento de um político de causas e uma vitória para os Direitos Humanos no mundo”.

Nesta dualidade de posições, flagrantemente antagónicas, duas conclusões se poderão tirar: ou o nosso Presidente mudou radicalmente de opinião ou as palavras que agora subscreve são pura hipocrisia.

A. Galopim de Carvalho

5 comentários:

Cisfranco disse...

Obrigado pela divulgação das duas caras do nosso presidente.
Viva Nelson Mandela !

perhaps disse...

Professor Galopim

Prefiro acreditar que mudou de opinião:) Nelson Mandela conquista todos. Por que razão Cavaco Silva não terá sofrido o mesmo volteface? Quem ontem ouviu Jorge Sampaio a falar e Cavaco Silva, entende a diferença.

Hoje Nelson Mandela é um herói do mundo - ficaria mal não alinhar -. E os EUA, desta vez, puseram a bandeira a meia haste. Logo...

Tivemos a sorte de viver no tempo de Mandela, é um modelo de que precisamos. 28 anos é muito tempo a sofrer pela liberdade. E, ainda assim, foi o homem da reconciliação. Ímpar.

João Alves disse...

O PCP já aceita a democracia parlamentar? Quantas resoluções foram votadas nesse dia na ONU? Não viram por lá uma que exigia a libertação incondicional de Mandela e que obteve o voto favorável de Portugal? O PCP não viu porque não lhe conviu.
Quanto a Cavaco, de facto pode mudar de opinião. Em 1987 Mandela era só um dirigente que apelava à luta armada. A sua grandeza de alma revelou-se-nos depois de sair da prisão. Mas Cavaco quando manda votar na ONU não segue a sua opinião pessoal da mesma forma como quando endereça condolências como presidente. Deviam saber isso.

José Fontes disse...

Sim mosca...

regina disse...

Infelizmente creio que a hipocrisia é a hipótese mais acertada.
Ontem, num concerto na Casa da Música, no Porto (9ª sinfonia de Mahler) em homenagem a Manoel de Oliveira,foi guardado um minuto de silêncio por Mnadela. Todas as homenagens são poucas para um HOMEM tão grande. Obrigada por mais esta.
Regina Gouveia

EMPIRISMO NO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES E NO DE ROGER BACON, MUITOS SÉCULOS DEPOIS.

Por A. Galopim de Carvalho   Se, numa aula de filosofia, o professor começar por dizer que a palavra empirismo tem raiz no grego “empeirikós...