sábado, 23 de agosto de 2014

Conhecimento de Deus



Michael Tooley defende que Deus não existe, no livro Conhecimento de Deus, do qual é co-autor, com Alvin Plantinga. Um excerto de um dos capítulos de Tooley está agora disponível na Crítica. Boa leitura!

1 comentário:

  1. O título é muito interessante.
    Lembra-me "Conhecimento de Poesia" de Vitorino Nemésio.
    Desagradou-me o advérbio "infelizmente", denunciador de uma atitude menos "isenta", que levanta suspeitas, num escritor de filosofia. A mim pareceu-me provocador.
    Fiquei, entretanto, a cogitar espontaneamente sobre a inteligência necessária para investigar se os escritores dos livros que compõem a bíblia, e antes deles, em alguns casos, a tradição oral (antes de serem escritos, como sucedeu com a Odisseia, por exemplo, foram sendo transmitidos oralmente, através de gerações), se confrontaram com as questões e os argumentos que ainda hoje se colocam sobre a existência de Deus e se, nos escritos bíblicos, deixam sinais de responderem a tais questões, argumentos.
    Estou a pensar na bíblia enquanto "produto" da inteligência humana e em que, provavelmente, a avaliar pelas culturas antigas, nomeadamente grega e egípcia, nenhum dos argumentos do presente terá estado ausente. Seria interessante avaliar se e como responderam. Alguém conhece um livro que possa ajudar-me neste assunto?

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.