terça-feira, 26 de setembro de 2023

Uma tragédia Ed-Tech?

A UNESCO, organismo da Organização das Nações Unidas, publica de tempos a tempos, como lhe compete, relatórios de grande relevância para a educação.

O que ao lado se identifica, saído há pouco, entra nessa categoria. O seu título ("Uma tragédia Ed-Tech?"), podendo parecer excessivo, traduz exactamente o conteúdo.

Revisitando o uso generalizado das tecnologias ao longo da pandemia covid-19, como suporte de ensino e de aprendizagem, detêm-se nas suas "consequências adversas e não intencionais". 

Documenta, com grande rigor as soluções tecnológicas encontradas, detendo-se nas implicações que elas tiveram para a evolução dos alunos, mesmo quando a "tecnologia estava disponível e funcionava conforme o previsto". 

Ao reflectir sobre o que correu mal, e muita coisa correu mal, "extrai lições e recomendações para que a tecnologia permita, em vez de subverter, os esforços para garantir a oferta universal de uma educação pública inclusiva, equitativa e centrada no ser humano"
 
O documento encontra-se disponível aqui.

Sem comentários:

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...