sexta-feira, 27 de agosto de 2021

"ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: O FUTURO VEM AÍ" NO RÓMULO


NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES NO RÓMULO EM COIMBRA

Há já uma tradição de vários anos  de celebração da Noite Europeia dos Investigadores, que lugar  por todo o país e por  todo o continente europeu,  no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Este ano será continuada essa tradição, mas devido à situação sanitária, o debate entre cientistas e público será on-line, numa sessão moderada pelo físico Carlos Fiolhais.

O tema da Noite deste ano na Europa é o clima. O tema não podia ser mais oportuno, dada a publicação em Agosto passado da contribuição do Grupo de Ciências Físicas para o 6.º relatório do Painel Internacional para as Alteração Climáticas da ONU e a proximidade da Conferência de Glasgow sobre essas alterações (COP-16 – Glasgow Climate Change Conference, de 31 de Outubro a 12 de Novembro). As últimas notícias são preocupantes – faça-se o que se quiser o aquecimento da Terra vai subir mais de 1,5 ºC acima dos níveis pré-industriais, o limite estabelecido no Acordo de Paris. Importa o melhor conhecimento da situação, o debate público e a acção colectiva. 

O debate contará com alguns dos melhores cientistas portugueses na área – Catarina Moura (bióloga ambiental, Universidade de Coimbra), José Xavier (biólogo marinho, Universidade de Coimbra) e Pedro Miranda (físico, Universidade de Lisboa)

O título do debate será:

"ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: O FUTURO VEM AÍ"

A sessão de 1h 30m decorrerá on line via Zoom  no dia 24 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h30, no quadro da Noite Europeia dos Investigadores 

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86077653056

ID da reunião: 860 7765 3056

O formato será uma apresentação de 15-20 minutos cada um seguida de interacção com o moderador e a audiência. A participação é livre e para todas as idades (acima dos 12 anos).

Pequenas biografias dos participantes

Catarina Moura

Trabalha no Departamento de Ciências da Vida da  Faculdfae4 de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra associada ao Centro de Ecologia Funcional e à cátedra UNESCO em Biodiversidae e Conservação para o Desenvolvimento sustentável. É especialista em alterações climáticas e biogeoquímica (ciclos do carbono e água) em ecossistemas terrestres/florestais; Ciência, comunicação e sustentabilidade - Reservas da Biosfera

José Xavier

Trabalha no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, realizando trabalhos de biologia marítima  (principalmente cadeias alimentares) na Antárctida. Está ligado ao centro de investigação MARE. É autor do livro  Experiência Antárctica (Gradiva) onde realça a sua experiência polar.

Pedro Miranda

Trabalha no Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estando associado ao Instituto Geofísico do Infante Dom Luiz. O seu domínio de especialidade é a modelação climática e a Física da Atmosfera /Meteorologia . É uma presença assídua nas televisões portugueses em questões relacionadas com meteorologia e clima.

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva
Telefone – 239 410 699
E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...