domingo, 7 de janeiro de 2018

Comemoração do Dia do Perfil do Aluno - 1

No passado dia 2 de Janeiro o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral da Educação, enviou às escolas uma carta onde prestou esclarecimentos sobre a comemoração do Dia do Perfil do Aluno, a ter lugar treze dias depois, ou seja, no dia próximo dia 15.

Esta iniciativa tem a colaboração da Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário.

Um dia inteiro para, esclarece, pôr o país a reflectir sobre a implementação desse perfil. A ideia é
... mobilizar diversas vozes influentes da sociedade civil portuguesa e a comunidade educativa alargada (professores, alunos, encarregados de educação, autarcas, etc.) num amplo debate sobre como pode cada escola organizar-se para concretizar o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”. 
Enquanto as escolas desenvolvem "actividades"
"que permitam ouvir e considerar as vozes daqueles que habitam a escola diariamente e de outros que, de uma forma ou outra, participam na educação dos jovens"
 realiza-se, em Lisboa, uma conferência nacional a ser difundida via internet.

O Ministério disponibiliza (num sítio a que não se consegue aceder) outras informações relativas ao "programa, sugestões de atividades e documentos de apoio".

E mais nada consegui encontrar além do programa para o tal dia de duas escolas - colégios - que... logo fechei!

1 comentário:

Anónimo disse...

O perfil ideal dos alunos à saída da escolaridade obrigatória pode ser resumido numa linha:
O aluno deve ter as competências e os saberes necessários a um ingresso suave numa universidade ou num instituto politécnico da sua preferência, ou a uma entrada feliz no mundo trabalho, pressupondo que os percursos de vida académicos e profissionais podem ocorrer cá dentro ou lá fora.

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...