A Sociedade Portuguesa de Matemática distribuiu um comunicado sobre os recentes resultados PISA. Vale a pena ler:
SPM felicita alunos e professores pelos melhores resultados de sempre no PISA 2015
A
Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) congratula-se com os
resultados obtidos pelos alunos portugueses no Program for International
Student Assessment - PISA 2015.
Portugal teve os melhores
resultados de sempre nestes testes da OCDE, alcançando 501 pontos em
Literacia Científica, 498 em Leitura e 492 em Matemática. Estes
resultados estão integrados numa sequência crescente de dados em todos
os domínios, registando-se, no caso da disciplina de Matemática, uma
progressão média de cerca de 2,6 pontos por ano desde o ano 2000.
Observa-se ainda que em Portugal, 95% dos alunos tiveram pelo menos 332
pontos, 75% tiveram 424 pontos ou mais, 50% tiveram pelo menos 495
pontos, 25% tiveram 561 pontos ou mais e 5% tiveram 644 pontos ou mais.
Os valores dos percentis 50, 75 e 95 de Portugal são superiores aos da
OCDE em 3, 8 e 10 pontos, respetivamente. Analisando os resultados por
níveis de escolaridade, constata-se que em todos os anos se regista
progressão positiva na sequência de dados desde 2000, salientando-se, no
3.º Ciclo, o 7.º ano de escolaridade.
A SPM felicita, em
primeiro lugar, os alunos e os professores, que têm desenvolvido um
trabalho meritório, muitas vezes em condições difíceis, no sentido de
superar os maus resultados obtidos em 2000, aquando da primeira
participação do nosso país neste estudo.
Em segundo lugar,
congratula-se pelas decisões tomadas ao longo dos últimos 15 anos, que
permitiram encarar este desafio com confiança e de forma empenhada.
Essas decisões passaram pelo investimento de recursos na Educação mas
também pela adoção de medidas decisivas. Entre elas, destacamos a
implementação da avaliação externa, que possibilitou a cada escola - e
portanto ao sistema em geral - ir acompanhando o desempenho dos alunos,
corrigindo percursos quando necessário. Esta prática foi-se instalando
progressivamente no sistema educativo português, com os frutos agora
visíveis quer no TIMSS, com alunos do 4.º ano, quer agora no PISA com
alunos de 15 anos. Note-se que, neste período de crescimento sustentado
num período de 15 anos, foram igualmente determinantes muitos outros
fatores que fizeram crescer a exigência e o rigor a todos os níveis:
melhorou-se a formação de professores, enriqueceram-se os currículos e
Programas, estabeleceram-se objetivos claros para o ensino – Metas
Curriculares –, introduziram-se provas finais no final de cada ciclo do
Ensino Básico e exigiu-se qualidade aos manuais escolares através do
processo de avaliação e certificação.
Mas o trabalho em Educação
nunca está terminado. O relatório do PISA 2015 evidencia bons
resultados mas mostra também que não podemos diminuir o grau de
exigência. Mostra que devemos continuar a trabalhar e a estabelecer
medidas para que uma maior percentagem dos alunos portugueses tenha
sucesso. Este relatório evidencia que uma maior percentagem de alunos
deveria estar a frequentar o 10.º ano de escolaridade – ano modal do
PISA – e não anos de escolaridade anteriores, por ter havido retenção.
A
diminuição das taxas de retenção também é uma meta em que se tem
investido e os últimos resultados apurados evidenciam uma melhoria. Se
observarmos as estatísticas oficiais, no ensino básico, passou-se de
12,7% em 2000/01, para 7,9% em 2014/15 e, no ensino secundário, de 39,4%
para 16,6% nos mesmos anos. Note-se no entanto que a diminuição das
retenções deve traduzir uma real melhoria do desempenho dos alunos com
mais dificuldades, e não ser decretada.
Em Educação não há
milagres: o sucesso passa por professores bem preparados, bons programas
e currículos, metas claras e rigorosas a atingir, bons manuais para
estudar, e exames que monitorizem a aprendizagem.
No entanto, no
dia em que foram anunciados estes resultados, já não há Certificação de
manuais de Matemática, embora esteja a ser implementado um novo
programa de Matemática no 12.º ano, já não há provas de avaliação no
final dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e está em curso uma reforma
que tem por objetivo reduzir em 25% os conteúdos curriculares a ensinar
aos alunos.
Porquê desmantelar o que está a dar tão bons resultados?
A
SPM está, como sempre esteve, interessada em contribuir para que o
percurso português se faça de forma a aumentar os níveis de sucesso em
Matemática e não concorda com visões catastrofistas e infundadas que há
largos anos entendem as últimas mudanças curriculares como propiciadoras
de futuros insucessos, em total dissonância com o que de facto se tem
observado na prática desde que foram implementadas. Muito pelo
contrário, a maior exigência sempre foi motivadora de sucesso se for
conjugada com empenho de professores e alunos, tal como está a
acontecer. Os resultados do TIMSS 4.ºano deram um sinal mais do que
evidente de que se está no bom caminho, assim como os resultados agora
conhecidos do PISA. Foram obtidos num contexto em que os novos Programas
e Metas Curriculares estavam parcialmente implementados no Ensino
Básico, e eram conhecidos há mais de três anos, constituindo uma
orientação curricular fundamental para os professores de todos os
níveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA
A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
«Na casa defronte de mim e dos meus sonhos» é o primeiro verso do poema de Álvaro de Campos objecto de questionamento na prova de Exame de P...
Sem comentários:
Enviar um comentário