Entretanto, foi posta a circular uma petição online contra a adopção deste referencial. As razões que o seu criador invoca poderiam (e deveriam) ser usadas para outras áreas como a Educação financeira ou a Educação para o empreendedorismo, pois o problema que aponta está presente em todas elas. Na verdade, como declarou (aqui):
"O papel do Estado é a educação académica das crianças, não a educação social ou cultural."Esta declaração vai no sentido daquilo que um investigador da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra publicou há alguns anos, de resto, sem qualquer efeito (aqui).
Na verdade, quem é que, no presente, será capaz de perceber que:
- a escola pública (onde a última palavra é, sim, do Estado) não pode educar de modo integral, global, total; o seu dever de educar é limitado, circunscrito ao que é especificamente escolar?
- educar é sobretudo preparar, com base em conhecimento fundamental, para exercício da liberdade e, nessa conformidade, a escola não pode estar constantemente a dizer às crianças, aos jovens e aos adultos o que devem pensar, sentir e fazer em termos do que é privado e implica escolhas pessoais?
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