É de grande interesse um artigo saído hoje no jornal Público intitulado "Recurso à tecnologia nas salas de aula prejudica resultados académicos".
Nele se dá conta de um estudo realizado por Susan Payne Carter, Kyle Greenberg e Michael Walker, do departamento de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que permite concluir que os estudantes de turmas em que não são usados computadores pessoais em contexto de aula conseguem melhores resultados académicos e respondem a raciocínios mais complexos.
A questão não está, obviamente, nas novas tecnologias mas no modo como elas são integradas pelos professores no trabalho de ensino-aprendizagem. Em aula, situação relacional por excelência, onde a focagem da atenção dos estudantes tem de ser metodicamente direccionada pelo professor para o essencial, o uso de tablets e de telemóveis não resulta.
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1 comentário:
Acho este comentário indutor de conclsuões erradas. O artigo que refere está mal escrito e não permite concluir que "os estudantes de turmas em que não são usados computadores pessoais em contexto de aula conseguem melhores resultados académicos e respondem a raciocínios mais complexos". Lido o artigo original conclui-se que o uso de computadores na realidade se refere (apenas) a que "students were permitted to use laptops and/or tablets during class for the purposes of note-taking and classroom participation (e.g., using the “e-text” version of the course textbook)" e (apenas) relativo a uma disciplina de introdução à economia. A parte final do artigo é especulativa ao sugerir que "poderia(could)" ser porque "students who are using their tablet or computer may be surfing the Internet, checking email, messaging with friends, or even completing homework for that class or another class" e outros argumentos igualmente especulativos sem serem substanciados na investigação. Lá no final do texto diz que "we cannot relate our results to a class where the laptop or tablet is used deliberately in classroom instruction, as these exercises may boost a student’s ability to retain the material" mas nisto já ninguém repara. Lamentável.
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