segunda-feira, 26 de outubro de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS CLASSICA DIGITALIA

 Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar 2 novas publicações com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em Acesso Aberto.

Série “DIAITA - Scripta & Realia” [textos]

 - Maria de Fátima Silva & Jorge Paiva, Teofrasto. Causas das plantas. Tradução portuguesa, com introdução e anotação (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020). 376 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1976-7

[Este volume proporciona a primeira tradução existente em português de Causas das plantas de Teofrasto. A exigência da matéria estimulou a colaboração de uma helenista e de um botânico, de modo a garantir o rigor da tradução e a especificidade da anotação e índices. Além de um número elevado de notas de rodapé, a tradução vem acompanhada de um amplo estudo introdutório, destinado a caracterizar Teofrasto, o seu universo intelectual e a estrutura científica do tratado. Completam o volume uma bibliografia e oito índices: quatro dos termos gregos e respetiva tradução, com remissão para os capítulos do tratado; outros quatro dos nomes latinos das espécies (plantas e animais), com remissão para a numeração das notas de rodapé.]

Série “Humanitas-Supplementum” [Estudos]

- Juan Carlos Iglesias-Zoido (ed.), Conciones ex historicis excerptae. Nuevos estudios sobre las antologías de discursos historiográficos (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020). 254 p.

DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1919-4

[El conjunto de estudios recogidos en este libro está dedicado a un tema al que, hasta hace poco, la crítica había prestado una escasa atención: las antologías de discursos de la historiografía grecolatina publicadas en el Renacimiento y en la Alta Edad Moderna. Este tipo de publicaciones, que conforman un auténtico género editorial que gozó de un enorme éxito y de una amplia aceptación por parte del público contemporáneo, proporciona información de gran interés para profundizar en aspectos esenciales de la historia de la retórica, de los procesos de instrucción e, incluso, de la historia de las ideas en Europa durante los siglos XVI y XVII.]

Sem comentários:

Publicar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.