terça-feira, 17 de julho de 2018

Descobertas ou Descobrimentos - Prós e Contras - Debates - RTP

Descobertas ou Descobrimentos - Prós e Contras - Debates - RTP  (programa em que participei ontem)

2 comentários:

Levitação disse...

“Os nomes importam”, diz a irreversível historiadora Angela Xavier. Sim, importam identidades, encerram ideias, gravam de resumida exterioridade o ser, o elemento, o evento, “o filho” a que se reportam. Essas etiquetas são sempre redutoras ou enganadoras porque um nome não traduz todo um sistema de acontecimentos, evoluções e dependências; não confessa caminhos de incoerência e não reflete a unidade ou fatores de fragmentação, nem a constituição de formas e pensamentos, sendo apenas um rótulo inflexível de pouca dizibilidade da coisa.
Assim, potenciando a definição do rótulo e colocando-o em perspetiva, o que realmente poderá emergir do nome “Museu das Descobertas”? Um nome de área aberta, podendo permitir movimentos de fuga para outras linguagens que não só a histórica, mas mais abrangentes, como a artística, a científica, a literária, a musical...
Um nome errático na perspectiva histórica pode ajudar a quebrar o padrão da mesmice e fazer variar a linearidade da direção do dejá vu para um campo de maravilha onde aprendem as crianças, se embevecem os turistas e se espantam os adultos... :)
A palavra “Descobrimentos” fecha a expansão portuguesa no passado e dá-lhe um peso pétreo, como um marco enterrado no tempo. “Descobertas” é rumo de caravela para outras zonas de território ideológico e discursivo, talvez ainda por descobrir. Tudo depende da metodologia museológica - da capacidade de impermanência no passado, filtrando-o através de novos prismas, sem medo de submeter a “estrutura” a outras possibilidades exploratórias. Talvez o perdão por esse período fique mais fácil, se esbatidas as forças de definição.

Gostei do leque aberto do professor Fiolhais.

Anónimo disse...

Descobertas ou Descobrimentos?
Descobrimentos e Descobertas.
As guerras e a escravatura são sempre grandes tragédias! Já existiam antes dos Descobrimentos Portugueses e ainda existem nos nossos dias. Os Descobrimentos Portugueses, propriamente, ditos foram a concretização de um sonho:

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarela voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
António Gedeão

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...