sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Noite de festa da Ciência em todo o país


Hoje é Noite dos Investigadores por todo o país. Em Coimbra no Rómulo - Centro Ciência Viva da UC pelas 21h 30) há um painel de luxo para tratar de ciência, risco, ambiente e saúde (Ana Monteiro, Filipe Duarte Santos, José Alfeu Marques, e Luísa Schmidt): 

A 30 de setembro, a Ciência volta sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) chegará a 18 localidades, um pouco por todo o país, onde os curiosos terão à sua espera várias iniciativas para pôr a mão na massa, conversar com investigadores e descobrir os desafios que o futuro nos reserva. 

Num evento que conta com a coordenação da Ciência Viva, o futuro estará em destaque na NEI, mas haverá temas para todos os gostos: desde áreas mais ligadas à saúde, como o envelhecimento saudável e o melhoramento cognitivo, até ao impacto da ação humana no planeta, tais como as alterações climáticas e a exploração dos oceanos, entre muitos outros, qualquer um encontrará uma atividade do seu interesse.

Em Coimbra teremos também uma noite repleta de surpresas para todos os que visitarem a cidade. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Exploratório Infante D. Henrique - Centro de Ciência Viva de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro vão celebrar em conjunto mais uma grande festa dedicada à Ciência.

Teremos filmes e debates dedicados às alterações climáticas, à ciência cidadã e à ciência, tecnologia e seus riscos. Teremos oportunidade de descobrir a vida nocturna das plantas e animais numa visita guiada pelo Jardim Botânico. Dezenas de investigadores irão mostrar um pouco do seu trabalho em actividades para o público de todas as idades, e em curtas conversas poderemos ficar a conhecer mais sobre o cérebro, hormonas e alimentação, sobre o admirável mundo das células estaminais, sobre os efeitos da salinização dos solos, sobre o estudo das formas de escrever ao longo dos séculos, sobre conservação, restauro e preservação do património e muitos outros temas que cativarão o interesse dos visitantes.

O programa e todas as novidades são divulgados na página oficial e no Facebook da Noite Europeia dos Investigadores. A informação é também disponibilizada no site oficial e no Facebook do Museu da Ciência. 


Mais informações:


Contactos:
Coordenação: Catarina Figueira  | Ciência Viva: cfigueira@cienciaviva.pt
Comunicação: Filipa Ribeiro | i3S: filipa.ribeiro@i3s.up.pt
Responsável local: Teresa Girão | Museu da Ciência da Universidade de Coimbra | teresa.girao@museudaciencia.uc.pt | 918 279 886

Sobre o consórcio:

O consórcio FORESIGHT é coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e tem como parceiros o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) e a Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.